Brincadeiras, descobertas e pinturas ao ar livre...

O dia começou com uma espreitadela aqui ao Bloguefólio - Sala 1 (o portefólio digital do nosso grupo) onde gostamos de observar as fotos do dia anterior, revisitando as coisas que fizemos.
É aí que se encontra a documentação pedagógica deste grupo e esse é um aspeto muito importante!

Observar e comentar o que vemos e relembramos através desta ferramenta digital ajuda-nos a compreender como estamos a crescer e permite-nos compilar e comunicar!

A documentação pedagógica, quando devolvida às crianças, conjuga os atos de observar e registar (através de fotos, vídeos, narrativas...) com os de analisar e refletir, compartilhando interpretações para, pelo contemplar do passado, se compreender o presente e projetar o futuro do trabalho educativo.

As rotinas estão mais ágeis e somos cada vez mais autónomos e responsáveis  no desempenho das diversas tarefas da sala...
No tempo de grande grupo da manhã, exploramos a moldura do 10, fazendo um jogo simples: escolher um número (de 1 a 10) representá-lo na moldura e pedir a um colega para o reproduzir noutra moldura.
A moldura do 10 é uma ferramenta importantíssima para aquisição do conceito de quantidade e relacionar os algarismos com quantidades respetivas.

Dedicamo-nos ainda a continuar a formação de conjuntos e a criação de cartazes com as diversas espécies das nossas árvores da memória... 

E escrevemos os nomes de cada espécie, que descobrimos através das folhas, com recurso a uma app: PlantNet
Assim,, aos poucos, vamos concluindo a nossa investigação, conforme nos foi pedido pelo Sr. Vereador Ricardo Carvalhido. Mas ainda há dúvidas a esclarecer...

Também brincamos e trabalhamos livremente, dando cumprimento aos nossos planos...
Há parcerias que se começam a criar espontaneamente...
Brincadeiras que se ampliam pelo contributo dos pares... quantos tens tu? quantos tenho eu? quem tem mais? quem tem menos? que cores tens tu? e eu?
E torres improváveis que crescem bem mais alto em resultado do trabalho colaborativo!

A tarde foi passada no exterior, onde aproveitamos para pintar o outro lado das nossas capas!
E, novamente, as parcerias estiveram presentes e houve entreajuda entre os maiores e os mais pequenos
Assim se decoraram 22 capas, ao ar livre e com boa disposição, cada um ansioso pela sua vez!
Enchemos um estendal...
E os amigos do primeiro ciclo ficaram com vontade de pintar também. 
Fica prometido para amanhã!

Comentários