O dia começou com uma espreitadela aqui ao Bloguefólio - Sala 1 (o portefólio digital do nosso grupo) onde gostamos de observar as fotos do dia anterior, revisitando as coisas que fizemos.
É aí que se encontra a documentação pedagógica deste grupo e esse é um aspeto muito importante!
Observar e comentar o que vemos e relembramos através desta ferramenta digital ajuda-nos a compreender como estamos a crescer e permite-nos compilar e comunicar!
A documentação pedagógica, quando devolvida às crianças, conjuga os atos de observar e registar (através de fotos, vídeos, narrativas...) com os de analisar e refletir, compartilhando interpretações para, pelo contemplar do passado, se compreender o presente e projetar o futuro do trabalho educativo.
As rotinas estão mais ágeis e somos cada vez mais autónomos e responsáveis no desempenho das diversas tarefas da sala...
No tempo de grande grupo da manhã, exploramos a moldura do 10, fazendo um jogo simples: escolher um número (de 1 a 10) representá-lo na moldura e pedir a um colega para o reproduzir noutra moldura.
A moldura do 10 é uma ferramenta importantíssima para aquisição do conceito de quantidade e relacionar os algarismos com quantidades respetivas.
Dedicamo-nos ainda a continuar a formação de conjuntos e a criação de cartazes com as diversas espécies das nossas árvores da memória...
E escrevemos os nomes de cada espécie, que descobrimos através das folhas, com recurso a uma app: PlantNet
Assim,, aos poucos, vamos concluindo a nossa investigação, conforme nos foi pedido pelo Sr. Vereador Ricardo Carvalhido. Mas ainda há dúvidas a esclarecer...
Também brincamos e trabalhamos livremente, dando cumprimento aos nossos planos...
Há parcerias que se começam a criar espontaneamente...
Brincadeiras que se ampliam pelo contributo dos pares... quantos tens tu? quantos tenho eu? quem tem mais? quem tem menos? que cores tens tu? e eu?
E torres improváveis que crescem bem mais alto em resultado do trabalho colaborativo!
A tarde foi passada no exterior, onde aproveitamos para pintar o outro lado das nossas capas!
E, novamente, as parcerias estiveram presentes e houve entreajuda entre os maiores e os mais pequenos
Assim se decoraram 22 capas, ao ar livre e com boa disposição, cada um ansioso pela sua vez!
Enchemos um estendal...E os amigos do primeiro ciclo ficaram com vontade de pintar também.
Fica prometido para amanhã!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!