Efeito Corona: de duas dúzias que somos, hoje só estivemos por cá meia dúzia 😟
Mas, como é fruta da época, há que seguir em frente com a normalidade possível e foi isso mesmo o que tentamos fazer, dando cumprimento ao que estava planeado... embora um pouco preocupados 😕
Preocupado estava também o personagem principal da história de hoje, que foi esta:
A Sara contou esta história de uma forma ligeiramente diferente, introduzindo um pormenor criativo: cubos de gelo coloridos, que o Preocupossauro usou para encontrar o caminho!
No final, recordamos o que ele levava na mochila e fomos desafiados a pensar o que gostaríamos de levar na nossa mochila, além do pau, da pedra, da carta e do peluche... e foi isso que depois representamos graficamente, após escolhermos uma coisa que nos faz felizes 😍
Ao longo da manhã, nas áreas, demos cumprimento ao que queríamos fazer...A IR realizou a experiência de mudança do estado físico da água, que tinha proposto na passada sexta, colocando na panela a água para levar ao lume e observar o que acontecia...
Observamos a água a começar a ferver e a fazer muitas bolhinhas, ao mesmo tempo que saía fuminho...
- É o vapor de água!
- E o vapor ficou na tampa!
Mas, ao retirar a tampa, as bolhinhas voltaram a ser gotinhas, porque voltaram ao estado líquido ao contactar com o ar mais frio...
Entretanto, foi também levar ao congelador o outro copo de água, para amanhã vermos o que vai suceder...
- Vai ficar congelado, vai ficar duro e frio!
Também aproveitamos para fazer o gelo colorido, pensando em duas formas de o conseguir:
- Misturar tinta com água e por a congelar;
- Fazer gelo e depois pintá-lo (só amanhã)
Usamos cuvetes para aí colocar as misturas:
No congelador juntaram-se ao copo com água...
Aproveitamos para nomear todas as cores... em inglês 😮
Amanhã pela manhã vamos observar os resultados!
A tarde começou ao ar livre... o melhor local para se estar dadas as circunstâncias!
Começou com matemática, a partir dos materiais que o Preocupossauro tinha na sua mochila...
A dinâmica consistiu numa caça aos objetos, onde foi entregue a cada criança um cartão com os materiais da história (paus, pedras, peluches e cartas)
que tinham de encontrar, bem como as respetivas quantidades. Nesse mesmo cartão
também estará o número do seu arco.
Todos procuraram os materiais, reunindo-os no seu arco.
Depois de todos concluírem, fizeram-se conjuntos com os materiais iguais. Para isso utilizaram-se quatro arcos, devidamente identificados, um para cada material diferente e fez-se a contagem em voz alta, obtendo assim o número de elementos de cada conjunto.
Depois dos materiais iguais estarem em cada arco e de se saber quantos objetos têm cada um, escrevemos esses números e fizemos comparações entre os quatro arcos, para ajudar a perceber qual era o arco que tinha mais objetos, o que tinha menos, se existiam arcos com a mesma quantidade de objetos, quantos tinha a mais ou a menos num arco do que noutro, quantos poderíamos acrescentar para ficar com o número de materiais iguais...
Terminamos fazendo um padrão crescente, seguido de uma operação de divisão, distribuindo todos os materiais de forma igual por 3 mochilas. Foi uma tarde muito produtiva!
A nossa MC não resistiu, ao ver lá fora uma pocinha... foi irresistível!
Mas não ficamos por aqui... misturamos tintas com cola branca e começamos a preparar um brinquedo gigante para o exterior!
Amanhã verão... ou não (veremos se a ómicron deixa!)
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!