Qual é a idade dos dinossauros?

O nosso dia começou com a divisão do grande grupo em dois grupos mais pequenos: os mais crescidos prepararam-se para ir para a Patinagem e os mais novos, que ficaram na sala com a educadora, estiveram envolvidos num novo jogo... e com dinossauros!

Começamos por nomear as cores em presença e associar as molas coloridas a cada um dos dinossauros. Observamos que havia mais molas de umas cores do que de outras e depois estivemos a colocar as molas no dinossauro da mesma cor, o que é um bom exercício de motricidade fina, pois desenvolve o movimento de pinça. Assim descobrimos qual era o dinossauro mais velho, o que tinha mais placas ósseas nas costas!
O dinossauro vermelho era o mais velho, tinha 10 anos, depois o azul tinha 9, o amarelo tinha 7 e o verde 6. Foi então que quisemos colocar os nossos anos no nosso dinossauro preferido:
Foi uma boa oportunidade de aprendizagem de diversos conceitos: cores (associação, identificação e nomeação), desenvolvimento do sentido de número, identificação de quantidades e também identidade, a idade é um dado pessoal relevante, que a maior parte já sabia.

Entretanto, os mais crescidos, que hoje foram acompanhados pela educadora Mizé e pela Patrícia, tiveram a sua aula de patinagem.
Já nos conseguimos manter mais tempo equilibrados em pé, o que é um bom sinal!
De tarde, estivemos a esclarecer uma dúvida surgida logo pela manhã, à chegada:
- Porque é que hoje é o dia dos namorados?
A hora do conto serviu para conhecer a Lenda de São Valentim, onde se encontra uma explicação para esta comemoração. 
A conversa derivou para os namorados e todos concordaram que as crianças não namoram, só os adultos. Falou-se de namoro, de casamento e até de separação, porque os adultos, às vezes, deixam de ser namorados e passam a ser só amigos...
Alguns quiseram então fazer alguma coisa para oferecer aos pais... trataram de imaginar o quê e o que usar e cada um decidiu por si: desde toalha de cozinha, marcadores, folhas de papel colorido, cola, cola quente, fita de papel, olhinhos, pompons... houve de tudo!
A CCos e o D quiseram escrever cartas e construíram os envelopes para as guardar.
Também surgiram desenhos, corações e flores...
No tempo de atividades e projetos os mais novos cumpriram as rotinas, como regar os Relvinhas, que não pode esquecer, sob pena de ficarem carecas 😂
Neste dia que começou chuvoso, a chuva serviu de inspiração. 
Os pop tubes têm reunido muitos adeptos e vão surgindo ideias cada vez mais criativas!

Amanhã iremos aprofundar a questão da extinção dos dinossauros, pois já chegou algum material que nos pode ajudar! Até amanhã!

Comentários