Presentes, Palavras e Pinturas de Paz

Ao redor da mesa grande conversamos sobre a Paz, palavra escrita no quadro e com a qual estivemos a fazer um exercício que desenvolve a consciência fonológica: descobrir palavras começadas pelo som inicial P (e depois também por A e por Z). 

Já estamos habituados a fazê-lo, pois todos os dias escolhemos uma dinâmica diferente na distribuição das tarefas da rotina diária: ou identificamos o som inicial de cada nome, ou o seu som final (isto é, descobrimos palavras que rimam), ou batemos uma palma para cada sílaba... assim, a brincar, estamos a desenvolver uma competência fundamental no processo da aquisição da leitura e da escrita.

A E. e a D. complementaram depois esse registo escrito, tornando-o mais bonito e mais rico 😊.
- Olha aqui no meio, à beira do coração... o que diz?  (E)
- Diz Paz...
- Eu sabia! (D)
A Paz continuou a inspirar as nossas pinturas e a paleta de cores utilizada: cada um escolheu a cor que, para si representa melhor a Paz, pois transmite um sentimento de calma... são cores diferentes e cada escolha tem a sua razão de ser!
Houve quem decidisse que uma cor não chega, a Paz pode ser pintada de todas as cores!
Sobre a mesa, à chegada, estava um Presente de Paz...
- Diz Presentes...
- Tem o número 1.
- Se calhar é porque vai haver mais!
O M. foi o escolhido para abrir esse Presente de Paz e do embrulho verde-esperança tirou um pequeno livro, que nos ensina uma forma de conseguir a Paz: manter a calma... 

Nas áreas, o normal das quintas-feiras: muitas produções!
Quando estávamos a calçar as galochas para ir ao recreio, a chuva veio acompanhada de vento e acabamos por ficar no alpendre, onde brincamos em pequenos grupos com os veículos.
De tarde fizeram-se importantes projetos: construíram-se dois foguetões (com fogo e tudo) e um submarino de guerra.
- Dá tiros e acaba com os maus!
Sim, a guerra continua presente, por mais que nos foquemos na paz... mas não vamos desistir!

Já sabemos que, para sermos boas pessoas quando crescermos (e podermos tomar boas decisões), temos de começar de pequeninos, fazendo gestos de paz como estes, que identificamos: 
Ajudar
Abraçar
Cuidar (os outros, as coisas, a natureza)
Respeitar
Ser amigo
Cumprir as regras que escolhemos
Brincar com calma

Até amanhã, fiquem em paz...😇

Comentários