Abelhas, vespas, criatividade e música!

O dia de hoje iniciou-se com a observação de imagens sobre as abelhas e as vespas, para identificarmos as diferenças que existem entre ambas.
Conversamos sobre o que fazem as vespas asiáticas que prejudica as abelhas, nomeadamente na produção do mel e na polinização, duas importantes funções que elas desempenham, fundamentais para a vida na Terra. 

O C. disse então que esta guerra entre as abelhas e as vespas asiáticas lhe lembrava a guerra entre a Rússia e a Ucrânia... ao perguntar-lhe porquê, respondeu:
- A Rússia é como se fosse a vespa asiática, estão a atacar a Ucrânia que é a abelha! E a Ucrânia também usa armadilhas para se defender!
Então depois fizemos a mistura para colocar na armadilha construída ontem...
O tempo de atividades e projetos foi dedicado às habituais brincadeiras nas áreas, cada um dando cumprimento aos seus planos... com a criatividade sempre em alta!
Um avião palhaço, porque está a sorrir, foi o que criou a D.
O T. fez pão com massa de modelar, houve colagens, construções, faz de conta e uma pintura com pontilhismo, que a L. criou sozinha.
Na área dos projetos, as ideias para aquela pessoa tão especial das nossas vidas, já põe muita gente pequena a mexer... a contornar, a recortar, a desenhar e a escrever!
Damos voz aos sentimentos que por ela nutrimos, queremos escrever e desenhar o que nos vai na alma, para que ela o possa saber também 💖
Assim, a abordagem à escrita surge naturalmente, em resultado de uma necessidade sentida pelas crianças, à qual o adulto responde com naturalidade, ajudando a construir conhecimento sobre as convenções e funcionalidades da escrita sem forçar nada...

Após as brincadeiras ao ar livre depois do almoço, a aula de música trouxe-nos uma proposta com arcos, os quais nos levaram de viagem (de carro, barco, avião e helicóptero!) até um parque de diversões musical...😉😊
Assim foi o nosso dia, tranquilo, feliz e muito produtivo!

Amanhã iremos iniciar a ambientação ao primeiro ciclo, começando pelas as crianças ditas "condicionais" (nascidas entre 15 de setembro e 31 de dezembro) que irão passar o dia na sala do primeiro ano para conhecer o novo ambiente que as espera (ou não...) a partir de setembro e vivenciar interações, rotinas e experiências próprias desse contexto. Já organizamos os pares, pois iremos dois a dois 😏 será uma ajuda à decisão que os pais terão de tomar, agora que as matrículas já abriram!

Comentários