O fascínio da luz e da sombra, a descoberta do transparente e do opaco!

O nosso dia começou com a partilha das decisões tomadas ontem em assembleia de finalistas 😉 não só sobre o final deste ano letivo, como também sobre o Dia da Criança que se avizinha e a Casa da Árvore! Era hora dos mais novos se pronunciarem e acrescentarem as suas ideias.

A nossa educadora contou-nos que ontem gostou muito de uma formação chamada "Projeta-me", onde usou o retroprojetor para descobrir a luz e a sombra...
- Para haver sombra precisamos de...?
- De sol!
Observamos que a luz das lâmpadas também fazia sombras na mesa grande...
- Então precisamos de luz para haver sombra!
Para isso usamos o retroprojetor, explorando objetos diversos, uns transparentes e outros não...
- Porque é que estes são transparentes?
- Porque deixam ver as coisas para o outro lado... mas às vezes não se veem muito bem, ficam maiores ou tortas!
- Sim, mas deixam passar a luz! Então e como se chamam os objetos que não são transparentes?
Ninguém sabia, apenas conhecíamos os nomes deles: frasco, prato, caneta... e então aprendemos uma nova palavra: Opaco. 
Os objetos que não deixam passar a luz, ou ver para o outro lado, são opacos.
A transparência ou a opacidade são propriedades dos objetos.

E depois divertimo-nos a experimentar os efeitos de luz e sombra proporcionados pelos diferentes objetos, formando caras e outras composições, com opacos e transparentes 😍
Estávamos nós fascinados com tudo isto quando bateram à porta... sabíamos que íamos receber umas visitas especiais e quisemos fazer-lhes uma surpresa: esconder-nos todos debaixo da mesa!

Quando a porta se abriu e as estagiárias Sara e Rita apareceram, não estava nenhuma criança na sala!

Depois saímos a gritar SURPRESA!
E elas ficaram connosco o resto da manhã, acompanhando as nossas explorações e brincadeiras... até um lanche foi projetado! 
Demos também início ao que decidimos ontem...
Com a ajuda da Simone, que já começou a propor-nos algumas atividades engraçadas...
Nas áreas, demos cumprimento aos nossos planos, que passaram por construções de Lego, entre as quais a ACEP, e outras explorações com os materiais de Ciências.
Sendo quarta-feira, o dia terminou com o ensaio da orquestra, que está cada vez mais definida e bem organizada pela sua Maestrina... os instrumentos estão distribuídos e cada músico encontrou já o seu lugar!
Mais um ou dois ensaios e estamos prontos para a audição😊
E é tudo por hoje...e  por ontem!











Comentários