Quinta, 22-09

Neste que foi o último dia do verão 2022 conversamos em grande grupo, logo pela manhã, sobre as mudanças que observamos no tempo...
- Já não está tanto calor, já trazemos o casaco para a escola...
- As folhas começam a cair, tapam o chão e enchem a varanda da casa da árvore e temos de as varrer...
- Eu já arrumei a minha piscina, porque agora a água está mais fria!

Assim é, na verdade... talvez porque o Outono chega amanhã!
Mas, enquanto isso não acontece, estivemos a perceber melhor onde vivem os animais com que brincamos na nossa neve artificial e ficamos a saber que os ursos polares não vivem no mesmo sítio dos pinguins😮
É verdade, embora ambos vivam em lugares onde há muita neve, os ursos vivem no norte (Ártico) e os pinguins no sul (Antártida) por isso não se encontram... a não ser na nossa caixa sensorial 😉

Com estes dois animais, mais a foca e a morsa, fizemos um jogo de escondidas em que aprendemos a estar com atenção e a falar na nossa vez, para não estragar o jogo! E quando conseguíamos acertar quem foi o animal (ou animais) que desapareceram da mesa, era uma festa 👏👏👏

Este ano na nossa sala temos 13 crianças mais crescidas (5 médias e 8 grandes) e 12 mais pequeninas, e nestes primeiros dias as mais crescidas têm ajudado as mais novas quando precisam... foi então que recordamos outros anos em que tínhamos padrinhos & afilhados e achamos boa ideia fazer o mesmo!
Cada um foi escolhendo quem gostaria de ajudar e os escolhidos também deram a sua opinião, se concordavam ou não... 

São os benefícios de um grupo heterogéneo:
As crianças mais velhas, ou mais capazes em determinado domínio, assumem a responsabilidade de cuidar, integrar e apoiar a participação plena dos mais novos. Estes, por sua vez, ao participarem em atividades com pares mais velhos alargam o seu leque de interesses e necessidades e, progressivamente, apropriam-se de formas mais elaboradas de interagir (...) a criação de salas heterogéneas, em que as crianças se encontram em diferentes etapas de desenvolvimento e aprendizagens, apresenta os seus benefícios ao permitir uma interação mais dinâmica entre os diferentes intervenientes. Para além disso, essa mesma dinâmica “vai fomentar a cooperação, pois as crianças mais novas procurarão a liderança, apoio e empatia nas mais velhas, e estas verão nas mais novas uma necessidade de orientação e ajuda” (Costa, 2015, p.24), dando assim ênfase ao espírito de cooperação e entreajuda entre as crianças, bem como ao sentido de responsabilidade, principalmente para as crianças mais velhas do grupo. (fonte).

Amanhã vamos registar com fotos, para todos poderem "ler" sozinhos quem são os seus padrinhos 👍  O que é certo é que os pares resultam e já os usamos hoje, na ida para a cantina e na distribuição das mochilas para o lanche, duas tarefas habituais na nossa rotina diária.

Na sala, para além das diversas brincadeiras nas áreas de atividade que escolhemos, continuamos a preparar os estojos com os materiais de desenho, escolhendo a sua cor, escrevendo o nome e selecionando 12 lápis de cor e 12 marcadores, todos de cores diferentes, é claro!
Durante a tarde o cenário mudou para o exterior e as brincadeiras tornaram-se mais motoras, no parque infantil, onde exercitamos o correr, saltar, trepar, escorregar, equilibrar... 
O VC achou que a professora estava a precisar de umas massagens e não se enganou muito 😆👌😍
Mas também as construções na areia e com camiões, de que tanto gostamos, encheram a nossa tarde.
Foi outro dia feliz e amanhã ainda há mais...

Comentários