Segunda, 28-11

O dia começou com as novidades e notícias do fim de semana, altura em que alguns já montaram o seu pinheirinho, estando o Natal que se aproxima no centro das conversas... o que se faz, o que se come, o que acontece e como se celebra o Natal em Portugal foram algumas das coisas de que falamos.

Então a Bruna mostrou-nos algumas tradições de Natal noutros pontos do nosso planeta...
Ficamos a saber um pouco de como é o Natal na Austrália, onde é verão e as pessoas vão para a praia; em Espanha, aqui ao lado, onde não se abrem presentes na noite de Natal; na China, onde o Natal é muito tecnológico; na Lapónia, onde tudo está coberto de neve!
Concluímos que o Natal é diferente noutros países e que, mesmo no nosso, há pessoas que gostam de comemorar de outras maneiras, ou nem sequer o festejam... e está tudo bem.
A propósito do Natal na Lapónia, a terra do Pai Natal, falamos também da neve e aceitamos a proposta de fazer neve artificial, não da maneira que já conhecemos bem (com sal e água) mas de outra forma diferente, usando amido de milho e amaciador.
Foi uma experiência cheirosa e de agradável textura...
Alguns conseguiram mesmo construir pequenos bonecos de neve.,.. bem perfumados!
E no final, como a neve foi caindo ao chão, o nosso M. (2 anos) quis dar uma mãozinha e andou de pá e vassourinha a apanhá-la todo contente!
No tempo de atividades e projetos começamos a concretizar as ideias de cada um para o Natal... há que pensar, escolher e tomar decisões, observar o efeito e avaliar!
Uns de forma mais autónoma e outros ainda a necessitar de algum apoio, todos ficaram satisfeitos com os resultados.

Abrimos mais uma Casinha das Memórias do nosso calendário do Advento, esse tempo de espera pelo Natal que se iniciou ontem. Hoje foi a vez do da IC, que trazia um pequeno doce para cada um de nós.
Obrigada à família da IC pela colaboração!

Começamos também a concretizar outra ideia de Natal, para a qual foi preciso escolher duas cores diferentes e pintar as mãos!
Depois de as carimbarmos numa folha, esfregamos as nossas mãos bem esfregadinhas! 
O que acham que aconteceu?
Pois, as duas cores misturaram-se, dando origem a novas cores...

Amanhã continuaremos, até lá...


Comentários