O dia começou com sol e frio, à semelhança do que tem sido nos últimos dias e nós observamos a roupa que tínhamos vestida: alguns traziam 3 camisolas e outros apenas duas, mas mais grossas e quentinhas!
A nossa educadora partilhou então connosco uma proposta da professora Sara, que é professora de Inglês dos amigos do 3º e 4º anos. Trata-se do Sweater Day (Dia da Camisola), que este ano se celebra no dia 4 de fevereiro.
Comemorado desde o início dos anos 2000, o Sweater Day é uma causa na qual todos podem participar enquanto ficam lindos!
A ideia é economizar energia, incentivando as pessoas a usarem camadas de camisolas e outras roupas quentes, em vez de ligarem o aquecimento.
O Sweater Day ajuda a aumentar a consciencialização das alterações climáticas, sendo uma oportunidade para demonstrar como, todos juntos, podemos fazer parte da tão necessária solução para o aquecimento global. Podemos começar por simplesmente usar camisolas em camadas para nos sentirmos quentes, em vez de gastarmos e energia e dinheiro a aumentar a temperatura durante o tempo frio! E, se quisermos, podemos usar camisolas divertidas e tornar este dia ainda mais engraçado!
Começamos por observar o modelo de camisola proposto pela prof. Sara e achamos que poderia ser decorado com desenhos, com pinturas ou com colagens... depois começamos a conversar sobre diversos tipos de desenhos / formas / padrões que podíamos fazer!
Daí nasceu este desenho no quadro, inspirado nos Zentangles (podem ver aqui como se faz) e nós deitamos mãos à obra, cada um à sua maneira...
Um zentangle é um padrão não planeado e não estruturado, geralmente criado a preto e branco em pequenos espaços. Esses padrões designam-se por emaranhados. Podemos fazer um emaranhado com apenas um padrão, ou com uma combinação de pontos, linhas, círculos, quadrados, remoinhos, ondas...
Embora possa parecer só um rabisco, fazer zentangles é muito mais, porque se está propositadamente a criar um padrão diferente em cada espaço. É esse aspeto da arte que a torna especial e promove a atenção plena!
O Zentangle foi inventado por um monge chamado Rick Roberts e uma artista chamada Maria Thomas no início dos anos 2000 e essa palavra vem das palavras 'zen' (paz e calma) e 'tangle' (emaranhado)
Claro que alguns optaram por outras técnicas, principalmente os mais pequenitos 😂
Agora temos um estendal cheio de roupa a secar para um Sweater Day cheio de calma emaranhada 😆
Houve oportunidade para brincar e criar como em todos os outros dias...Sendo quinta-feira, o lanche era de hortícolas (no âmbito do Desafio Super S) e alguns de nós mantém-se fiéis!
Continuamos a confeção das máscaras que cada um escolheu...
Com muitas outras brincadeiras em paralelo...
E o dia terminou ao ar livre, aproveitando bem o quentinho do sol...
Assim foi hoje, adeusinho...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!