Terça, 21 e quarta, 22-03-23

Nestes dois dias chegou a Primavera e comemoraram-se dias especiais como o Dia da Árvore e o Dia da Água. Não lhes dedicamos muito tempo, apenas conversamos sobre esses assuntos, destacando a importância das árvores e o que elas nos dão (frutos, madeira, papel, cortiça, sombra, ar puro...), bem como a sorte que temos em ter água em casa e na escola, quente e fria, bastando para isso abrir a torneira! É uma sorte que muitas pessoas e muitas crianças no mundo não têm, por isso devemos aprender, desde cedo, a poupar água e a nunca desperdiçar.

A propósito da chegada da Primavera, a nossa educadora contou-nos esta história, mais uma das suas PRÉ Histórias.

Mas nós já sabíamos que a Primavera não era uma prima nossa 😂 o que não sabíamos era que a podíamos ajudar, tal como fazem as abelhinhas, a fazer nascer as flores! E a isso nos dedicamos, criando bombinhas de sementes... sozinhos ou com a ajuda dos mais crescidos!

Amassar, formar uma espécie de pratinho, colocar terra e sementes das flores que escolhemos, borrifar com água e fechar numa bolinha foram as etapas desta missão.
O barro era macio e muito fácil e agradável de moldar, garantindo uma rica experiência sensorial.
A secar estão agora as nossas bombinhas de sementes, que serão depois atiradas onde quisermos durante o fim de semana, com a colaboração dos pais, desde que seja num local com terra, para poderem germinar e florir!
Aproveitamos o bom tempo no exterior para as brincadeiras, desafios motores e invenções habituais!
Já hoje, os mais crescidos foram para a penúltima aula de Patinagem e pode-se ver a alegria do esforço recompensado (nem que tenha sido difícil, por vezes, cair e levantar, sem desistir!) e a satisfação com que deslizam de patins...
Quem ficou na sala (médios e pequenos) esteve a reorganizar a área dos jogos de mesa, retirando alguns que já não constituem desafios e introduzindo outros, com novas provocações...
Também já iniciamos o que entretanto planeamos, com muitas fitas coloridas pelo meio😉
Assim foram estes dois dias, contados num só, dado ontem a nossa educadora ter participado num encontro de pais das crianças em idade de entrada na escolaridade obrigatória, de todo o AEMO, subordinado ao tema "Transição Pré-escolar - Primeiro ciclo - o papel dos pais", promovido pelo Departamento de Educação Pré-escolar e pela Mediadora Educativa do AEMO, a quem agradecemos a colaboração, assim como aos pais que compareceram.
AVISOS:
Amanhã receberemos uma visita que vem na sequência da da semana anterior, da Equipa de Enfermagem de Saúde Escolar. 
As emoções, o respeito pela diferença, as questões de género e o respeito pela diversidade podem e devem ser abordados desde cedo com os mais pequenos e é a esse propósito que a Criminóloga Maria Maciel virá trabalhar connosco, em dois grupos: primeiro um grupo de grandes (crianças de 5 anos, das duas salas) antes do lanche da manhã e depois um grupo de médios e pequenos, também das duas salas (após o lanche). Assim, solicitamos que as crianças cheguem atempadamente, para não interromperem a sessão que se inicia às 9h30m, sendo que na outra será pelas 10h30m, cada uma com 45 minutos de duração. À tarde virá outra visita, a da Biblioteca Municipal Itinerante, que tinha sido adiada. Se alguém ainda não trouxe o livro requisitado, amanhã não se esqueça!

Comentários