Quinta, 31-05-23

Bocadinhos do que encheu estes dois dias na Sala 1... ontem começamos o dia com a meditação das estrelas, pois estávamos a precisar de acalmar a mente e o corpo!

Ao longo do dia começamos a construir os reservatórios de água que vão para a nossa horta, para dar cor e aproveitar a água da chuva para a rega, ao mesmo tempo que identificam os hortícolas que lã estão. Aproveitamos uma ideia da Sala 2 e adaptamos, usando pacotes de leite que a BM trouxe de casa.
Primeiro decidimos pintá-los com as cores dos legumes: verde claro para a alface, verde escuro e vermelho para os pimentos e laranja para as abóboras. E, claro, entretanto temos cuidado da horta todos os dias, aos pares... ontem não foi preciso regar, mas houve que tirar ervinhas do canteiro vizinho. No nosso começam a aparecer as primeiras plantinhas de abóbora!
Brincamos, criamos, construímos e continuamos os cocares de quem ainda queria fazer o seu...

A caixinha das surpresas trouxe-nos uma prenda que o Miguel trouxe da sua viagem pelos 5 continentes: era um jogo asiático que desconhecíamos, uma coisa um pouco estranha:
Para que serve? Como será que se usa?
É feito de madeira e tem uma torre de círculos de diversos tamanhos! 
Então estivemos a explorá-lo e a descobrir como usá-lo...
Chama-se Torre de Hanói e é um jogo matemático. 
O seu objetivo é transferir a torre do centro para um dos lados, mas sem colocar uma peça maior em cima de uma mais pequena... pode parecer fácil, mas dá muito o que pensar!

Lá fora, outro jogo asiático, o Mikado gigante, continua a reunir muitos entusiastas, grandes e pequenos.
Os pneus também proporcionam brincadeiras engraçadas... andamos de mota de água,  para além de ter continuado o torneiro de Mikado!
O dia de hoje começou com um livro da A., intitulado "O teu corpo é teu - e de mais ninguém" que veio reforçar aquilo que temos vindo a aprender ao longo deste ano... não temos o direito de tocar no corpo dos outros se eles não quiserem e muito menos para magoar...

Hoje estivemos a preparar as pulseiras que amanhã, Dia Mundial da Criança, iremos usar na deslocação a Viana, onde iremos participar nas atividades promovidas pela Câmara Municipal. Quem sabe escreveu o nome e decorou como quis a sua pulseira, que identifica a escola que frequentamos, o nosso nome e o contacto da nossa educadora. Com a segurança, não se brinca!
Este será o programa da manhã de amanhã:
Brincar, brincamos nós,  com a nova plasticina do Continente e não só...
Também preparamos o mapa de presenças de junho, pois amanhã não vamos estar na sala e já ficou adiantado...
Amanhã será um dia especial, colorido e cheio de crianças felizes como as destas pinturas:
Até amanhã, não se esqueçam que temos de ir para a escola às 8h30m.

Comentários