28-10-23 - "As sagas de Claire" e o teste-piloto deste jogo de consciência fonológica

O nosso jardim de infância está a colaborar num projeto de investigação desenvolvido a partir do programa de doutoramento de Clara Gomes, que teve como objetivo avaliar o nível de desenvolvimento de consciência fonológica em crianças a frequentar a Educação Pré-escolar, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos e também crianças de 1.º ciclo. 

Daí resultou a criação do videojogo “Sagas de Claire” que, com um enfoque preventivo, desenvolve habilidades de leitura e prepara as crianças de forma divertida para essa etapa, garantindo uma intervenção rigorosa e sistemática, que beneficia o trajeto de aprendizagem da leitura das crianças.  
O protótipo deste jogo digital conta com o patrocínio da Fujitsu, numa parceria com a Descolar (fundada por Clara Gomes) uma ONG que trabalha com crianças com dificuldades de aprendizagem, socialmente desfavorecidas.
Além de financiar o videojogo, a Fujitsu patrocina o teste-piloto deste programa digital, o qual está a ser implementado semanalmente, ao longo de meses, em algumas escolas do Norte do país (Viana, Porto, Gondomar), num universo de aproximadamente 200 crianças.
Neste videojogo as crianças percorrem ilhas, à procura de objetos mágicos que as levarão a um tesouro, sendo desafiadas pela narradora, a pirata Claire, com perguntas de Consciência Fonológica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência linguística, que integra a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.
Durante o jogo, as crianças utilizam uma roda do leme, que indica o número de casas que terão de avançar e, pelo caminho, vão encontrar obstáculos, ajudas ou perguntas (como o “poço”, onde recuam uma casa, a “caveira” onde têm de voltar ao ponto de partida dessa ilha, ou a “pena” onde avançam duas casas, e também questões onde são desafiadas pela pirata Claire. Nestas casas, as crianças encontrarão novas personagens, desde o mais temível dos piratas, o Barba Negra, à personagem que mais agrada às crianças, o papagaio Dru.


A versão gratuita do videojogo Sagas de Claire que temos vindo a experimentar, é dirigida a crianças dos 4 aos 10 anos e já se encontra disponível!

Podem encontrar o jogo aqui, disponível para instalar na versão Android e Windows:

Comentários