"A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança."(DGE, fonte)
"Para que 20 de novembro seja um dia divertido com uma mensagem séria, das crianças, pelas crianças, a UNICEF apela ao desenvolvimento de iniciativas que deem voz às crianças, em que estas reflitam sobre os seus direitos e expressem o seu apoio aos milhões de crianças que estão fora da escola, desprotegidas e desenraizadas." (idem).
Como os meninos e meninas do 3º ano têm estado a aprofundar estas questões com a prof. Albertina, nas aulas de Cidadania, Estudo do Meio e Expressões, responderam com entusiasmo ao convite para partilharem com todos os amigos da escola aquilo que já aprenderam sobre os Direitos da Criança...
Com o seu Cartaz dos Direitos e a mensagem bem estudada, na ponta da língua, passaram nas duas salas no jardim de infância para mostrar aos mais pequeninos a importância de se conhecer e respeitar esses direitos.
De tarde, a apresentação aos colegas do primeiro ciclo foi no exterior...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!