Um novo dia e uma nova semana a começarem (como sempre, durante o segundo período) sobre rodas, para os mais crescidos da sala 1.
Conversamos sobre o Teatro a que assistimos na sexta e alguns revelaram também vontade de "saltar nas poças de água", pelo que apelamos aos papás (que conhecem bem a nossa realidade) para nos ajudarem a cumprir esse desejo nestes dias de chuva 

A hora do conto trouxe-nos um novo livro "Pai, e se ficares sem palavras?" sobre um pai que "gastava muitas palavras", ditas e escritas, no seu telemóvel e a preocupação da filha de que não sobrassem mais palavras para ela! Pensamos que palavras gostaria a filha que o pai lhe dissesse e lembramo-nos de "És o meu amor", "Vamos brincar" e "Vamos ao parque" 

A propósito, escolhemos como palavra da semana, a palavra PAI, contamos as suas sílabas (só uma) e as suas letras (só três)! Como pode uma palavra tão importante, ser tão pequenina?

Descobrimos outras palavras que começam por P e, entusiasmados como estamos com os progressos que se vão revelando nos desenhos, desenhamos o nosso pai 



Também brincamos "às escolas" e com os jogos de mesa, no tempinho que sobrou 

Na terça chegou à nossa sala Gustav Klimt, um pintor com muitas obras reconhecidas, entre elas "A árvore da vida".
Partiu da inspiração dada por um desenho feito ontem pela B, pela I e pela M., que começava numa folha e continuava nas outras, com recurso à simetria.
Analisamos então alguns aspetos da sua obra, como os tons dourados e os padrões, entre eles a espiral.
- Parece um caracol!
Pois parece, mas não é fácil fazer espirais "à Klimt".
No entanto nós tentamos... e muitos já conseguiram!
Chegou também hoje à nossa sala o vigésimo quinto elemento do nosso grupo, a A., de 5 anos, que se manteve bem disposta e com um sorriso no rosto 

Todos juntos fartamo-nos de brincar e, à tarde, os mais crescidos tiveram mais uma sessão do Projeto "Palavras com Som", com a terapeuta Sofia.
Na terça mergulhamos na "Árvore da Vida" de Gustav Klimt, explorando algumas das suas características: observamos bem e identificamos as suas cores e as formas dos padrões presentes nessa obra, o que é mais fácil quando está diante dos nossos olhos em tamanho gigante!
A caixinha das surpresas trouxe os materiais necessários para deitarmos mãos à obra, mas, antes disso, estivemos a descobrir quantas tintas e quantos marcadores havia, primeiro fazendo uma estimativa e depois contando-os...
Comparamos os dois conjuntos e vimos que um tinha 8 e outro 6 elementos.
Mas quantos tinha um conjunto a mais do que o outro, ninguém sabia...
O FR arriscou fazer correspondência termo a termo e descobriu que a diferença era de 2 

Foi a Matemática a intrometer-se na Arte e provando que, na Educação de Infância, está mesmo tudo ligado!
No resto do dia começamos a esponjar as telas e brincamos, dentro e fora da sala. A luz do projetor permitiu brincadeiras com sombras, que muito apreciamos!
Às quintas, o ponto forte da manhã é sempre a aula de música, que se realiza através de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Viana do castelo e a Academia de Música da cidade, de onde nos chega a prof. Marcisa.
Trata-se de uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de competências expressivas na área da educação musical, nomeadamente pelo conhecimento e exploração dos mais diversos instrumentos musicais, adequados às idades das crianças da Educação Pré escolar.
Depois do fim de semana, os dias que se seguiram foram um pouco atribulados, procurando 'fintar" os vírus e maleitas que nos têm apoquentado :-(
Os preparativos das lembranças para o dia do pai resultaram de uma inspiração num desenho colaborativo e num pintor famoso, de seu nome Gustav Klimt, lembram-se?
Pois a isso nos temos dedicado, procurando criar cada um a sua versão da árvore da vida, o que requer algumas etapas e algum tempo de espera entre elas 

Por falar em tempo, o livro "Pai, só mais 5 minutos" levou-nos a descobrir coisas novas sobre o tempo e também as diferenças entre o tempo dos adultos e o tempo das crianças!
Ainda pintamos o pai, criando uma obra de nossa autoria, sem outras inspirações
, mas com um propósito bem útil 


Nestes dias continuamos a brincar, a criar, a inventar e a descobrir coisas novas... foi o caso da simetria, que chegou hoje em forma de magia
bastou um papel, uma tesoura e um espelho
e logo as brincadeiras incorporaram novos saberes!


O dia de terça terminou com a visita da GNR - Escola Segura, que nos veio falar da importância da proteção da Natureza, principalmente quanto às árvores/florestas, biodiversidade e água, nesta semana em que chegará a Primavera 

No Dia do Pai concluímos as lembranças que fizemos "à Klimt", com todo o carinho, para lhe oferecer
e guardamo-las num envelope onde representamos o nosso pai através da pintura.

Também criamos um "Pai Grande", como diz a canção da Alda, usando como modelo o nosso mais pequenito
e escrevendo à sua volta tudo aquilo que o pai nos dá: beijos, abraços, carinho, miminhos, colo, cavalitas...

Foi dia de visita à Biblioteca Municipal Itinerante, onde entregamos e requisitamos livros para "Leitura em Vaivém", com as nossas famílias.
Um desafio a iniciar o dia, logo após a aula de música de hoje: fomos convidados a imaginar uma sala vazia, apenas com uma mesa, uma cadeira e um rolo de papel de cozinha; nem um brinquedo, nem amigos para brincar, apenas a nossa imaginação e as nossas mãos para concretizar...
Cada um experimentou ao seu jeito, tirando folhas, rasgando, dobrando, tentando dar forma... surgiram aviões, cartas, bolas, chocolates...
Mais tarde chegaram marcadores e a imaginação deu-lhes o que fazer: colorir, desenhar, criar sentidos e coisas que conhecemos... surgiram estrelas, corações, flores, arco-íris.
Finalmente chegou a tesoura, o rasgar tornou-se cortar, as formas mudaram e recortou-se o que foi previamente desenhado 

A simetria invadiu a pintura e aprendemos com a educadora Daniela a fazer pinturas simétricas, que se pintam de um lado da folha e se carimbam dobrando-o sobre o outro.
Conversamos sobre a chegada da Primavera a partir de uma pergunta da ML "Porque é que hoje chega a primavera e não está sol?" que deu pano para mangas... observamos pequenas folhinhas a rebentar nos galhos da nossa ameixoeira e ainda vimos um pequeno filme do Ruca, sobre a chegada desta estação do ano.
A terminar a semana, com menos 10 crianças na sala (as melhoras a todos os doentinhos!), partilhamos nesta sexta as surpresas de casa, num momento sempre muito desejado!
Depois de organizarmos as produções das últimas três semanas, dedicamo-nos a reorganizar alguns materiais, espaços e rotinas, através da negociação em grupo ao redor da mesa grande.
Terminamos o que havia para terminar (pois o que se começa deve ser terminado) e conversamos sobre o Dia da Árvore, que hoje se comemora, com recurso à história do livro "a árvore generosa".
E como são generosas as árvores, dão-nos tantas coisas... lembramo-nos dos frutos, das folhas, das flores, da madeira, do papel, e do oxigénio que usamos para respirar!
Alguns quiseram fazer desenhos com árvores (e histórias dentro), outros preferiram moldar 
com plasticinas, o que importa é mesmo aprender a respeitar as árvores e todos os seres vivos que partilham connosco este planeta 



Os jogos de simetria com recurso às duas mãos em simultâneo treinaram a nossa resiliência!. Como é fácil observar assim qual o nosso lado dominante...
Hoje, tal como nos próximos dias, ainda há lembranças de Dia do pai para terminar e entregar, por parte dos nossos doentinhos... hoje seguiu mais uma!
Ainda estivemos a planear as duas semanas que restam até à interrupção letiva da Páscoa.
Bom fim de semana!
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