A abrir o novo ano 2025-26...

Setembro chegou e com ele inicia-se um novo ciclo. 
Na Educação de Infância este período inicial corresponde a uma "overdose" de emoções diversas:
há crianças que choram, outras que riem;
há famílias que confiam, outras que ainda duvidam;
e lá pelo meio há educadores e assistentes, a procurarem equilibrar tudo com calma, paciência, abraços, colos e sorrisos (que, por vezes, procuram esconder o cansaço).
Mas este período de adaptação não envolve só as crianças, envolve os pais e os profissionais de educação, que também precisam que os ajudem a transformar a sua ansiedade, as suas lágrimas, as suas dúvidas e as despedidas dolorosas... tornando-as em calma, segurança e confiança, através das palavras e dos gestos certos.
A adaptação é de todos. 
Cabe-nos ajudarmo-nos mutuamente a construir a base deste novo ano letivo.

Segunda, 15

Hoje foi o primeiro dia do resto do nosso ano...
Foi tempo de receber e de acolher,
tempo de brincar e de conversar,
tempo de observar e de escutar,
tempo de abraçar e de acarinhar, 
tempo de começar a conhecer
e tempo de respeitar diferentes formas de ser.
Houve ainda pinturas faciais, patrocinadas pela nossa Associação de Pais e a entrada da escola estava lindamente decorada. 
Muito obrigada
Exploração dos espaços e materiais através da brincadeira

Momento da refeição

Tempo ao ar livre

Pinturas faciais

Terça, 16
Nos espaços da sala brincamos, individualmente, em pares, ou em pequenos grupos, descobrindo (ou recordando) o que podemos fazer com os diversos materiais. Houve quem aprendesse a jogar dominó

Neste segundo dia, a "caixinha das surpresas" abriu (ontem foi pedida várias vezes!) e trouxe um jogo para praticarmos todos os dias: o jogo dos cumprimentos! Amanhã a entrada na sala vai ser especialmente divertida e agora que já identificamos os cabides, será mais fácil!

Também já escolhemos e registamos os pares colaborativos (um mais crescido com outro mais pequenino) para nos ajudarmos quando for preciso!

O nosso espaço exterior, com bom tempo, é um mundo de brincadeiras sensoriais e de movimento! Exercitar o corpo, perder receios e desenvolver novas habilidades, suja, mas é muito importante!

Ao final do dia ainda iniciamos uma breve experiência de artes visuais, para terminar amanhã, envolvendo desenho, escrita do nome e recorte.

Quarta, 17
O dia começou com o novo Jogo dos Cumprimentos, que escolhemos à porta da sala, antes de entrar.

Na reunião do grupo fez-nos companhia o primeiro livro deste ano! 
Era um livro de poesia, escrito por uma colega educadora e tivemos oportunidade de conhecer a do mês de setembro.
Sequenciamos a rotina diária através de imagens, para dar mais segurança e previsibilidade a todos, principalmente aos mais pequeninos...

As nossas "fatias de pizza" começaram a formar pizzas muito coloridas, que ainda não terminamos...

E brincamos muito, fora e dentro da sala, onde experimentamos a pintura na vertical pela primeira vez este ano, o que fez as delícias de muitos pequenos artistas


Quinta, 18
Os nossos mais pequenitos começam a confiar e a sentir-se mais à vontade para brincar, explorar e interagir... mas ainda é muito cedo, é preciso tempo para cada um, ao seu jeito, se adaptar completamente e "encaixar" neste novo grupo.

Além das brincadeiras nas áreas da sala e no exterior, aproveitando este restinho de verão, hoje desenhamos as etiquetas dos nossos vaivéns, que são um meio de comunicação com as famílias.

A tarde trouxe-nos uma noticia-surpresa: a nossa M. vai mudar de escola para mais pertinho de casa e esteve a despedir-se... houve lágrimas, sorrisos, abraços, beijinhos, votos de felicidades e de que não se esqueça de nós, pois vamos sentir saudades!

Sexta, 19
À sexta-feira, a nossa educadora não está na escola e vem substituí-la a educadora Carina, que partilhou esta narrativa sobre o nosso dia:

Pela manhã decorreram as rotinas (as mais crescidas ajudaram as mais novas), depois as crianças estiveram nas áreas e ainda foi possível fazer um pouquinho de atividade física: o jogo da estátua, com todas muito entusiasmadas! 
De tarde foram para o parque/espaço de areia, onde brincaram livremente. Um dos meninos recolheu vários elementos da natureza, surgindo a ideia de fazermos uma caixa de tesouros!

PEDIDO:
Será que os pais poderiam enviar, durante a próxima semana, uma caixa de 6 ovos vazia (das de cartão) por criança? A ideia será cada uma construir a sua caixa dos tesouros, que servirá de tema para a nossa educação física. 

Bom fim de semana!

Comentários