A começar o ano 2026 sobre rodas e a empreender!

 Bom ano 2026 a todos os que nos acompanham por aqui!

Segunda, 5
Estamos de volta, neste dia 5 de janeiro, véspera do Dia de Reis... não chegava ser um novo dia, uma nova semana, um novo mês e até um novo ano... ainda iniciamos hoje um novo Projeto, a Patinagem!



A manhã correu sobre rodas, com todos (os meninos e meninas de 5 anos) a prestarmos muita atenção e a seguirmos as indicações do Treinador Passos, para aprender a calçar e a descalçar os patins, a sentar e a levantar e, em alguns casos, já a deslizar com eles caímos várias vezes, é certo, mas aprendemos que "cair não faz mal, faz parte!" respiramos e levantamos de novo!

Na sala, as conversas dos mais novos foram sobre o Natal e o Dia de Reis, tendo começado a fazer as tradicionais coroas, para além de matarem saudades das brincadeiras com os amigos, dentro e fora da sala.



Deitamos "mãos à obra" no Projeto de Empreendedorismo "Casa da Luz" tirando as necessárias medidas, vendo o espaço necessário, tomando decisões de reorganização da sala e, já de tarde (após os momentos de repouso e brincadeira ao ar livre) explorando as formas geométricas presentes nas diversas partes da casa que iremos construir
Terça, 6
Hoje encerram as festividades natalícias, com o Dia de Reis. 
Estivemos a conhecê-los melhor, aprendendo os seus nomes e os presentes que ofereceram a Jesus: ouro, incenso e mirra, representados, de forma curiosa, por plantas trazidas pela nossa estagiária Bruna.
Abrimos a caixinha das surpresas, que vinha recheada de coisas bonitas e coloridas para decorarmos as coroas que começamos ontem...e a B., que fez 3 anos durante a pausa letiva, abriu um presente que trouxe para a nossa sala: um kit de instrumentos musicais a que demos sonoro uso muito obrigada

Foi dia de mais uma sessão do Projeto "Palavras com som", onde os mais crescidos estiveram a "pescar" palavras pela sua sílaba inicial e a construir uma lagartinha com tantos círculos quantas as sílabas das diversas palavras ilustradas.

Brincamos e decoramos as coroas com colagens de pompons e brilhantes, ao gosto de cada um.


Também reorganizamos o espaço da sala, retirando uma mesa e trocando duas de sítio, para desocupar a área para a "casa da luz"

De tarde, após a brincadeira no exterior e a sesta, dedicamo-nos a simular a construção da casa da luz com recurso a plasticina e pauzinhos, criando casas a pares, onde um mais crescido colaborava com um mais pequeno.


Depois preparou-se a sala para receber os pais, com os Portefólios sobre a mesa grande, para consulta e muitas conversas em torno dos registos de avaliação do primeiro período.

Quarta, 7
Em torno do Projeto de Empreendedorismo se passou o nosso dia: 
estivemos a definir a estrutura da casa, quantas portas e janelas deverá ter. Fizemos duas votações, expressando as nossas opiniões e as probabilidades são que a casa tenha 1 porta e 3 janelas, cada uma delas de uma forma geométrica diferente!

Já secaram as casinhas 3D que construímos com pauzinhos e plasticina. 
Algumas ficaram com a estrutura direitinha, outras um bocado tortas!
Aproveitamos para conhecer a canção "Quem mora na casa torta, sem janelinha e sem porta?"

Também terminamos os desenhos que projetam a nossa casa...

Depois tiramos medidas e cortamos os tubos de PVC, para começarmos a montar a casa... os mais novos estiveram muito envolvidos e animados

A estrutura já está em pé... a ver se não fica torta!

Com as peças que sobraram, houve quem fizesse música...

Apesar do frio, brincamos lá fora bem agasalhados e tiramos uma foto em conjunto com os amigos que estavam a brincar, bem aconchegados, no banco do jardim.
Quinta, 8
Este foi um dia muito produtivo
Voltamos às aulas de música com a prof. Marcisa, conhecendo e experimentando alguns novos instrumentos: as clavas, já nossas conhecidas, e castanholas de diferentes formatos e materiais.
Como sempre, correu muito bem!

O desafio de construir um novo jogo magnético (sabem que adoramos este tipo de materiais?)
foi superado com sucesso, criando uma roda gigante bem colorida e brilhante.

Brincamos durante a manhã e "trabalhamos" durante a tarde, com recurso ao "relógio das expressões", que não usávamos há muito tempo!

Fizeram-se muitas pinturas, desenhos, recortes e colagens e terminamos o dia com alguns a sugerir fazer dobragens de aviões de papel

Sexta, 9
Às sextas estamos com a educadora Carina e esta foi a narrativa do dia:
"As sextas-feiras são um caso de trabalhos  
Queremos descobrir o mundo mas o tempo voa 
Hoje a nossa L. está de parabéns e, por isso, preparamos um livro de desenhos para lhe oferecer e cantamos os parabéns comendo e partilhando com a Sala 2 um bolinho de cenoura e chocolate trazido de casa.

Os meninos contaram muitas novidades e projetos da sala e, fascinados com os aviões com dobragens, ainda pesquisamos o avião Beluga. 
Antes da hora de almoço ouvimos duas histórias contadas pela Prof. Bibliotecária:
As emoções do pequeno gato furioso e O Coelhinho Branco.

De tarde, na nossa educação física, exploramos circuitos para a realização do Jogo da Macaca. Ainda experimentamos uma borracha preta e uma régua maleável para depois ficar na sala e vimos puzzles para fazer na próxima semana.
São sextas-feiras intensas "
Bom fim de semana!

Comentários