Segunda, 22/06
Chegou finalmente o dia tão esperado, fomos para a praia com os amigos da escola!
Cada um começou por transportar as suas coisas de forma autónoma: mochila nas costas e banco elevatório nas mãos, lá fomos para o autocarro que nos levou até à praia da Amorosa.
Infelizmente, as marés fortes do inverno derrubaram quase todos os acessos de madeira à praia e, apesar de já se ter iniciado a época balnear, apenas um deles permite o acesso em boas condições. Mas isso implicou uma mudança do local onde habitualmente ficamos...
Depois de organizarmos mochilas e calçados na areia, delimitamos o nosso espaço com um risco e fomos brincar com os novos brinquedos de praia.
O tempo não ajudou muito, estava nevoeiro e vento, por isso vestimos os casacos para estarmos mais confortáveis e, claro, não houve condições para ir ao banho 

Lanchamos e depois brincadeiras não faltaram: houve construções e escavações na areia, descobrimos seixos grandes, médios e pequenos, algas secas, flores e penas de gaivota!
Também aproveitamos para fazer exercícios de mobilidade e alongamento...
Depois de uma manhã em que só faltou o sol
, foi com ele já a espreitar que nos despedimos da praia, até amanhã...
, foi com ele já a espreitar que nos despedimos da praia, até amanhã...
Terça, 23
Embora ainda tímido e sem nos brindar com os seus raios, hoje o sol brindou-nos com o seu calor, numa manhã de praia maravilhosa e sem vento 

Fartamo-nos de brincar com os amigos na areia, com baldes, pás, alisadores e também materiais naturais como conchas de caramujos, algas secas, paus trazidos pela maré e seixos de vários tamanhos e cores...(houve até quem não conseguisse carregar a mochila, por ter colocado alguns dos maiores lá dentro!)
E a nossa maior alegria foi o tão ansiado banho de mar! Ladeados por dois nadadores-salvadores tomamos uma bela banhoca em segurança, desfrutando das ondas que, apesar de pequenas, atiravam ao chão os mais desprevenidos! Foi uma diversão 

Lanchamos, trocamos a roupa, arrumamos os nossos pertences e voltamos às brincadeiras, hidratados e já protegidos com a t-shirt, para evitar estragos do sol! Ainda houve energia para atuação da banda "Bat'no balde" 

Para refrescar, adoramos o spray de água de aveia da nossa educadora e como "amor com amor se paga", fizemos-lhe massagens nas costas com protetor solar 
e o melhor, é que amanhã há mais!

e o melhor, é que amanhã há mais!Quarta, 24
Como "não há duas, sem três", lá fomos nós para a praia outra vez!
O sol rodeou-se de nevoeiro e até caíam algumas pinguinhas quando saímos do autocarro... mas o nosso entusiasmo não esmoreceu! Vestimos os casacos e fomos brincar.
Para além da areia, das pás, dos baldes e dos materiais naturais, aquela duna (que nos andava a "tentar" há dois dias
) tornou-se escorrega e rampa de lançamento para corridas bem rápidas!
) tornou-se escorrega e rampa de lançamento para corridas bem rápidas!Mas correr na areia cansa muito e logo sossegamos e inventamos outras coisas...
O jogo simbólico veio connosco para a praia e a nossa única finalista, uma "mamã extremosa", encheu o colo de "bebés" (seixos, bem pesados
) mas logo viu que o melhor era arranjar uma " cadeirinha" para cada um!
) mas logo viu que o melhor era arranjar uma " cadeirinha" para cada um!Também inventamos jogos de pistas com animais e frutos e um jogo de descobrir quem estava atrás sem olhar
organizamos sozinhos, formando uma fila e tudo...
organizamos sozinhos, formando uma fila e tudo...Só foi pena não nos termos despedido do mar
apenas lhe dissemos "Adeus, até breve!" do passadiço, porque as férias estão a chegar e viremos certamente à praia com as nossas famílias 
apenas lhe dissemos "Adeus, até breve!" do passadiço, porque as férias estão a chegar e viremos certamente à praia com as nossas famílias 
Assim terminaram os 3 dias de Colónia Balnear deste ano, que nos souberam pela vida!
Quinta, 25
Decorreu esta manhã a Audição final do Projeto "Música a tempo", dinamizado pela prof. Marcisa, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal Viana Castelo e a Academia de Música da cidade.
Num salão da Junta de Freguesia de Vila Franca completamente cheio (cuja disponibilidade agradecemos ao executivo), reuniu-se toda a comunidade educativa, para celebrar as conquistas dos seus membros mais pequeninos!
Cantamos, dançamos, tocamos instrumentos (pratos, tambores, tamborelos, castanholas, guiseiras e kazoos) e batemos ritmos sempre de forma concertada, como verdadeiros artistas 

Os pais foram desafiados a assumir o nosso lugar e a tocar uma música também e corresponderam ao desafio! Claro que, no final, tal como fizeram os seus filhos ao longo de ano, tiveram de organizar todo o material!
Foi bonita a festa e estão todos (pais e filhos 😊) de parabéns pelo seu empenho e pelas aprendizagens e conquistas ao longo deste ano!
Um obrigada especial à prof. Marcisa, extensível a todos os que fizeram questão de marcar presença neste momento especial 

Sexta, 26
Hoje despedimo-nos da educadora Carina, que nos acompanhou às sextas feiras, em perfeita sintonia com a nossa educadora e com profissionalismo e criatividade. Estamos gratos por ter tido a oportunidade de aprender com ela e criar um recurso importante para continuarmos a brincar e a crescer: a caixa da Educação Física 

Fica a sua última narrativa deste ano:
"Hoje foi e será um dia de festa
(há arraial ao fim do dia)
(há arraial ao fim do dia)De manhã, mesmo sem cumprir as dinâmicas das rotinas, passamos o dia muito organizados

Os nossos "bons dias" foram para a Caixa da Educação Física.
Com grande entusiasmo, ficou repleta de jogos para explorarmos e para explorar 

Estivemos muito atarefados a fazer o jogo “Quantos queres?” para cada um.
De tarde, divertimo-nos com o balão e a caixinha surpresa que recebemos da Educadora Carina

A Educadora Carina espera que à Caixa da Educação Física possam ser acrescentados novos jogos, se os meninos assim o desejarem

E deseja a todos umas boas férias e que o sol brilhe para todos
"
"Feliz arraial a todas as famílias e também à Associação de Pais, que o organiza.
Bom fim de semana!
E já só faltam 2 dias para encerrarmos o ano letivo 2025-26!





Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!