Brincadeiras, cumplicidades e habilidades...

 Este foi mais um dia recheado de exterior, aproveitando o bom tempo que dizem que vai terminar 😑

Neste contexto propício à atividade livre é tão observar como brincam e interagem:

Observam-se já cumplicidades entre os mais novinhos...

E os mais crescidos gostam de dedicar-se a experimentar possibilidades motoras... e apreciam mostrar as suas habilidades e falar sobre elas.
- Anda ver o que eu já consigo fazer!
Só subiu pelo escorrega, apenas com a força de braços e os joelhos a escorregar de baixo para cima 😲
"Brincar é a melhor prescrição para um desenvolvimento saudável das crianças. Até porque não queremos adultos infantis, doentes e com falta de iniciativa." (Carlos Neto)
Por aqui não corremos muito esse risco 😊
Nas nossas brincadeiras há diálogo, negociação e tomada de decisões quanto ao que queremos levar a efeito... tomar um "banho de areia", fazer a espargata, ou saltar e ver quem chega mais longe, foram algumas das coisas que hoje quisemos fazer.

"Brincar permite adquirir instrumentos fundamentais para a resolução de problemas, tomada de decisões e permite também e desenvolvimento de uma capacidade percetiva em relação ao espaço físico e em relação aos outros. Além de que muitos estudos evidenciam que, quanto mais tempo a criança tem de atividade lúdica e física no recreio, maior capacidade de concentração tem na sala de aula. Já para não dizer que manter o corpo ativo é uma forma de combater o flagelo dos nossos tempos que é o sedentarismo." (Carlos Neto)

Na sala, as conversas retornaram à história de ontem, que alguns contaram aos seus pais...
A propósito, estivemos a conhecer melhor os nossos pés, que não são iguais, há um direito e um esquerdo!
Quando se juntam, os dedos grandes ficam juntos para darem um beijinho 😘
😘
Assim aprendemos a colocar os sapatos direitos para os podermos calçar, pois temos de o fazer todos os dias na escola e duas vezes, à entrada e à saída!
E os sapatos, tal como os pés, vêm aos pares... pares esses que são iguais (da mesma cor) mas têm também de estar "virados um para o outro".
No flanelógrafo jogamos o jogo dos pares de sapatos do Pete. É que ele tirou os sapatos ao chegar a casa e ficaram desarrumados, nós estivemos a dar-lhe uma ajudinha para ficarem direitinhos!

E no tempo de atividades e projetos, enquanto o Sr. Polícia conseguiu apanhar o ladrão e o prendeu com umas algemas criadas com o novo jogo de encaixes, os mais crescidos estiveram a fazer um registo sobre a história do Pete, para mais tarde recordar...
E hoje, finalmente, conseguimos terminar a pintura dos nossos Manéis, aqueles que íamos preparar para o Dia do Pai e não pudemos, por a escola ter fechado. Ficou tudo a secar, amanhã vai ser dia do pai em algumas casas 😊
E por hoje é tudo... já sabem, amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários