Mais um dia com magia, alegria e em boa companhia... miau!

Com o regresso dos doentinhos, hoje já fomos 20 na sala, estava bem composta! O dia começou com uma nova história, que fez as nossas delícias. Gostamos de histórias engraçadas e de repetição e esta adaptação de  "Pete, o gato" tinha tudo para nos agradar...


Ajudamos a professora a contá-la, repetindo as partes que surgiam muitas vezes e cantando com o Pete. 
O enredo não foi difícil de perceber (mesmo pelos mais pequeninos) nem de recontar...

Depois fizemos uma brincadeira sensorial: faz-de-conta que os sapatos brancos do Pete eram a espuma e as tintas eram os morangos, os mirtilos e a lama! O resultado? Chama-se Digitinta😲
Porque brincar é a forma mais sublime de descobrir💗
Exploramos o cheiro e a textura macia, misturamos a tinta e vimos a cor espalhar-se...
O que era branco, como os sapatos do Pete, assumiu outras cores...
O vermelho dos morangos, o azul dos mirtilos e o castanho da lama, foram as cores que usamos.
E descobrimos como desenhar... e depois imprimir na folha de papel.
Parece magia!
No final, tal como a água lavou tudo, também a A. limpou tudo num instante!
Na sala houve outras atividades a decorrer em simultâneo.
Os mais pequenitos já se organizam em pequenos grupos e decidem o que querem fazer...
Os mais crescidos estiveram a terminar uma atividade que foi interrompida pela pandemia em Março e também se dedicaram á exploração das folhas de Outono na caixa de luz com a lupa grande.

E lá fora? Lá fora durante a tarde as aventuras continuaram, com um belo dia de sol.
As construções com madeira complexificaram-se e envolveram mais brincantes!
A casa-torre cresceu bastante mais, depois de inventarmos uma nova estratégia...
O espaço exterior é propício à brincadeira e também às interações espontâneas, bem como à resolução de problemas de forma autónoma entre pares ou com recurso à entreajuda...
Conversas, muitas conversas...
Assim se constroem novas e se fortalecem velhas amizades!
E... amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários