Andamos às voltas com uma galinha, mas não é uma galinha qualquer, é a Galinha Ruiva da história de hoje, a que estivemos mesmo muito atentos! Pudera, foi contada de uma forma diferente...
Uma história sensorial e acompanhada com música!
Mas, antes, quando vimos o tapete da história sobre a mesa, ficamos com algumas dúvidas... o que estaria dentro das taças?
Milho, farinha (amarela, de milho) e massa... mas e aquilo escuro, o que seria?Surgiram duas hipóteses: terra ou azeitonas cortadinhas? 😂
Para além do sentido da visão, usamos mais dois para o descobrir: o tato para tocar e o olfato para cheirar. No final a opinião foi unânime: era terra!
A história foi contada... e recontada para os que chegaram mais tarde e todos concordamos com a decisão da Galinha Ruiva comer o pão sozinha! Depois partimos para a representação...
Usamos a mão pintada para carimbar e fazer uma galinha, pois não é muito fácil desenhá-las😓 e completamos os pormenores com desenho.
Quase todos (até os os mais crescidos) optamos por fazer assim também a Galinha Ruiva, mesmo desenhando os restantes animais...
Agora a mesa grande parece um galinheiro, está repleta de Galinhas Ruivas, todas diferentes, mas todas muito fixes!
As carimbagens e os desenhos continuaram, mas de outras formas!
Registamos mais uma norma de convivência (já temos 4) e estivemos a colá-las num cartaz.
Mas não ficamos por aqui... surgiu alguma curiosidade sobre a régua e como usá-la:
O L. esteve a explorar as possibilidades de desenhar com régua. E depois coloriu com uns novos lápis de cera que escorregam tão bem 😍 O JP ao ver, também quis experimentar o desenho com linhas retas.
Nas restantes áreas concretizamos os nossos planos...
Exploramos os fantoches da Capuchinho e do lobo bom, fizemos construções, jogos calmos e brincamos ao faz-de-conta. O fotógrafo é que estava um pouco atrapalhado com o equipamento😁
A autonomia vai crescendo, aos pouquinhos, a cada dia que passa...
Os "não consigo" vão sendo substituídos por "eu sou capaz!"... de pormos sozinhos a folha no placar para fazer a pintura, ou de cumprirmos com a tarefa que escolhemos.
"Nunca ajude uma criança a fazer uma tarefa que ela consegue fazer sozinha"
Maria Montessori
Assim foi o nosso dia, sem o espaço exterior de que tanto gostamos, mas aproveitando as oportunidades que a nossa sala nos proporciona. Terminou com músicas, de galos e galinhas 😆
E o melhor é que amanhã haverá mais... beijinhos virtuais😘
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!