Chegou um novo mês e um novo instrumento entrou em ação

A começar o novo mês de Outubro, iniciamos o registo da nossa presença ao começar o dia na sala, ja reclamado por alguns dos mais crescidos. Para isso usamos um Mapa Mensal de Presenças, inspirado no Modelo Pedagógico MEM  (Movimento da Escola Moderna) que é um dos nossos instrumentos de regulação. 

Segundo esta perspetiva pedagógica...

"O grupo tem ao seu dispor um conjunto de instrumentos que ajudam a regular o que acontece na sala de aula e que contam a história da vida do grupo. O mapa de presenças é um quadro com duas entradas com os dias da semana/mês na fila do topo e os nomes das crianças na coluna do lado esquerdo. Todas as manhãs, à medida que chegam, as crianças marcam a sua presença. Esta tabela é usada como um registo de presenças normal, mas também oferece outras oportunidades de leitura como a descoberta dos ritmos temporais: «Ontem eu não vim à escola. Amanhã, é Sábado. Ninguém vem à Escola!» «É o começo de um novo mês…». «Quem foram os colegas que não vieram ao jardim de infância?»" (Maria Assunção Folque)

O dia prosseguiu com a conversa matinal em grupo, onde abordamos a dupla comemoração de hoje: É Dia Mundial da Música e Dia Nacional da Água:

Quanto à música logo quisemos ouvir e cantar algumas das músicas preferidas, entre elas "A folhinha do Outono", "Eu perdi o dó da minha viola" ou "O sapo não lava o pé"... também fizemos audição ativa, identificando apenas pelo som (sem ver) o instrumento que estava a tocar.

Quanto à água, conversamos sobre a sua importância e chegamos a algumas conclusões:

- A água serve para beber, se não bebermos água morremos

- Também serve para regar, as plantas também precisam da água para viver.

- E os animais também bebem água!

- Serve para lavar a roupa, a louça e tudo o que está sujo.

- Por isso devemos poupar água, ou seja, não a desperdiçar.

E aproveitamos para fazer uma experiência... com água, cor e muito espanto😲

Usamos corantes alimentares para criar novos frasquinhos coloridos para usar na caixa de luz, pois os antigos estavam quase vazios. Primeiro as 3 cores primárias e depois as misturas:

- Azul e amarelo deu verde

- Azul e vermelho deu roxo

- Amarelo e vermelho deu laranja

- Verde e vermelho deu castanho

- Amarelo, vermelho e azul deram preto!

Como ninguém conseguiu fazer o branco com corantes alimentares, porque o branco é a ausência de cor, usamos um bocadinho de tinta branca para o frasco dessa cor.
Foram logo usados na caixa de luz, enquanto os antigos serviam para fazer pares, como os sapatos!
Nas diversas áreas demos cumprimento aos nossos planos...
A história de "Pete, o gato", que já está laminada na biblioteca prontinha a ser usada, inspirou mais algumas produções: terminamos os registos e criamos puzzles do Pete, recortando e colando as diversas peças. Estão a ficar giros!
Claro que ainda houve tempo para o ar livre, que nos inspira a ir mais longe e cada vez mais alto!
A trepar estamos uns craques!
Até ao topo!
Mas também fazemos jogos e brincamos na areia... hoje foi dia de escavações.
Está tudo dito por hoje, amanhã haverá mais, beijinhos virtuais😘

Comentários