A começar o novo mês de Outubro, iniciamos o registo da nossa presença ao começar o dia na sala, ja reclamado por alguns dos mais crescidos. Para isso usamos um Mapa Mensal de Presenças, inspirado no Modelo Pedagógico MEM (Movimento da Escola Moderna) que é um dos nossos instrumentos de regulação.
Segundo esta perspetiva pedagógica...
"O grupo tem ao seu dispor um conjunto de instrumentos que ajudam a regular o que acontece na sala de aula e que contam a história da vida do grupo. O mapa de presenças é um quadro com duas entradas com os dias da semana/mês na fila do topo e os nomes das crianças na coluna do lado esquerdo. Todas as manhãs, à medida que chegam, as crianças marcam a sua presença. Esta tabela é usada como um registo de presenças normal, mas também oferece outras oportunidades de leitura como a descoberta dos ritmos temporais: «Ontem eu não vim à escola. Amanhã, é Sábado. Ninguém vem à Escola!» «É o começo de um novo mês…». «Quem foram os colegas que não vieram ao jardim de infância?»" (Maria Assunção Folque)
O dia prosseguiu com a conversa matinal em grupo, onde abordamos a dupla comemoração de hoje: É Dia Mundial da Música e Dia Nacional da Água:
Quanto à música logo quisemos ouvir e cantar algumas das músicas preferidas, entre elas "A folhinha do Outono", "Eu perdi o dó da minha viola" ou "O sapo não lava o pé"... também fizemos audição ativa, identificando apenas pelo som (sem ver) o instrumento que estava a tocar.
Quanto à água, conversamos sobre a sua importância e chegamos a algumas conclusões:
- A água serve para beber, se não bebermos água morremos
- Também serve para regar, as plantas também precisam da água para viver.
- E os animais também bebem água!
- Serve para lavar a roupa, a louça e tudo o que está sujo.
- Por isso devemos poupar água, ou seja, não a desperdiçar.
E aproveitamos para fazer uma experiência... com água, cor e muito espanto😲
Usamos corantes alimentares para criar novos frasquinhos coloridos para usar na caixa de luz, pois os antigos estavam quase vazios. Primeiro as 3 cores primárias e depois as misturas:
- Azul e amarelo deu verde
- Azul e vermelho deu roxo
- Amarelo e vermelho deu laranja
- Verde e vermelho deu castanho
- Amarelo, vermelho e azul deram preto!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!