Das pipocas à pintura com carolos...

O nosso dia iniciou-se com o que estava combinado: fazer pipocas!
Já sabemos que o milho das pipocas não é igual àquele com que brincamos na caixa sensorial... é um milho especial, com grãos mais pequenos. Lá dentro, os grãos também são diferentes, o que faz com que o milho-pipoca estoure e o outro não.
Em pequenos grupos, deslocamo-nos até ao micro-ondas para observarmos ao vivo o processo que aqui está documentado em câmara lenta...

O milho a estourar e a pipoca a nascer 😮
PIPOCA, sim e não PICOCA, como muitos diziam! Até escrevemos no quadro, para ver a diferença.

Assim, depois da fruta comemos as pipocas mais saudáveis do mundo 😋
Não levam gordura, nem açúcar, nem sal e são boas na mesma, até para a nossa saúde. 
Basta colocar alguns grãos de cada vez numa taça e levar ao micro-ondas na potência máxima cerca de 3 minutos (mão precisam ser pipocas de micro-ondas, pode ser milho-pipoca normal).

Claro que pipocas pedem filme...e lá teve de ser! Ao redor da mesa grande vimos este velhinho filme de Walt Disney sobre a Galinha Ruiva, enquanto comíamos as nossas pipocas...
Brincamos nas áreas e continuamos a explorar o milho de diversas formas...
A colagem esteve bastante concorrida, com colagem de massinhas em forma de animais e experiências de recorte... que, como se pode observar pelo resultado final, foram muito bem sucedidas 👌

Entretanto, terminou-se a escrita das letras no registo das normas da sala e iniciou-se o registo das coisas que já sabemos sobre o milho...
No intervalo de almoço não podia faltar um tempinho ao ar livre, para saltar, correr e apanhar pauzinhos... quantos tenho? quem tem mais? quem tem menos?
Quando regressamos à sala, estivemos a ajudar a Galinha Ruiva a arrumar o milho nas prateleiras!
Cada uma tinha a indicação de quantos grãos lá deviam estar e nós deitamos mãos à obra (médios e grandes). Amanhã mostramos!
O problema é que os mais pequenos querem sempre tudo o que veem os maiores fazer... mas desta vez deixaram-se seduzir por outra proposta:
Já tínhamos pintado com as espigas, mas entretanto muitas foram debulhadas (retiraram-se os grãos de milho) e só ficou o seu interior, que se chama carolo. 'Bora lá pintar com carolos?
Assim terminou o nosso dia, de forma animada e muito colorida.
Amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários