Mais uma semana passou fluindo naturalmente, na qual que fruímos com serenidade e alegria. É bom estarmos juntos e o tempo voa quando estamos envolvidos! Assim foi hoje também... e, depois de organizarmos as produções da semana, terminamos os Monstros dos Quadros que iniciamos ontem.
Sempre envolvidos e empenhados no que estávamos a fazer: sublinhar o contorno do monstro, recortar, sobrepor o monstro no quadro e colar, escrever o nome do autor do quadro e também os nossos.
Tão implicados e concentrados estávamos, que nem reparamos na brincadeira que decorria ali mesmo ao lado da área dos projetos, no meio do chão...
"O/A educador/a promove o envolvimento ou a implicação da criança ao criar um ambiente educativo em que esta dispõe de materiais diversificados que estimulam os seus interesses e curiosidade, bem como ao dar-lhe oportunidade de escolher como, com quê e com quem brincar.
Assim, a criança desenvolve os seus interesses, toma decisões, resolve problemas, corre riscos e torna-se mais autónoma. Também, ao brincar, a criança exprime a sua personalidade e singularidade, desenvolve curiosidade e criatividade, estabelece relações entre aprendizagens, melhora as suas capacidades relacionais e de iniciativa e assume responsabilidades". (OCEPE, 2016:11)
E quando assim é, exibimos sempre com orgulho o resultado final, neste caso depois de desenharmos a expressão adequada a cada quadro, de acordo com a respetiva emoção (falta ainda terminar o último, o da calma).
Também tivemos (mesmo!) de dar continuidade às pulseiras das emoções, porque alguns de nós são muito insistentes e têm dificuldade em esperar...
Houve que selecionar as contas com as letras do nome e as contas com as emoções preferidas e depois realizar o enfiamento, uma a uma, com cuidado e atenção, não fossemos trocar a ordem das letras!
O espaço exterior foi onde passamos toda a tarde, brincando...
Já nos organizamos em grupos para desenvolver interesses comuns: fazer jogos de roda, trepar, pendurar, subir, descer, escorregar, sentar para descansar ou até... fazer tranças! Tudo habilidades motoras assinaláveis 😊
E, a terminar, aderimos a uma atividade que estava a ser desenvolvida pelos vizinhos do lado, que entretanto terminaram: era digitinta, que estavam a fazer com inspiração nos monstros das cores.
Não faltou nem diversão, nem sujidade 😉
Nem habilidades motoras mais arriscadas, como se pode ver 😂
Obrigada à prof. Anabela, que nos permitiu usufruir das condições criadas para tal 😍
De regresso à sala antes do lanche relaxamos e ouvimos atentamente músicas, que depois associamos a diferentes estados de espírito (emoções) - cliquem no nome da música para ouvir:
Tristeza (azul) Gymnopédie de Erik Satie
Raiva (vermelho) O voo do Moscardo de Nikolai Rimsky-Korsakov
Medo (preto) 5a Sinfonia de Ludwig van Beethoven
E não é que acertamos todos? (que pena não podermos partilhar os vídeos 😔)
Será que acertam também? Vejam que emoção vos desperta cada uma...
Comprovem, tal como nós, revendo esta história sonorizada pela Flauta Mágica.
E assim terminou uma semana "monstruosamente" colorida, cheia de boas emoções.
Bom fim de semana a todos e não se esqueçam:
fiquem em casa e vamos divertir-nos juntos, pais e filhos!










Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!