Era para ser no exterior, mas o nevoeiro deste início de dia estava demasiado fresco e húmido para ficarmos lá fora... até havia, nas palavras do J. uma neve de folhas que cobria o chão do parque!
Por isso ficamos no alpendre, onde fizemos uma parte da reunião da manhã!
Foi aí que conhecemos uma nova amiga, que estivemos a observar:
- Tinha 2 olhos
- 1 nariz
- 1 boca
- 2 ouvidos
- 2 mãos e 2 pés... tal como nós!
Veio falar-nos de um tesouro muito importante que todos temos, sabem qual é?
Pois foi sobre o tesouro dos 5 sentidos que esta menina nos veio falar, mas ela não tinha nome e nós tratamos logo de a batizar: entre as cinco sugestões que demos (Luana, Elsa, Ariel, Ana e Maria Luísa) ganhou a primeira (por votação) e a Sala 1 tem agora mais uma amiga, para juntar à Abayomi e à Maria Castanha na nossa parede!
A Luana trouxe-nos também uma história que se chamava "Panda e o tesouro dos 5 sentidos" e que a Sofia contou com a ajuda de um livro que construiu...
Depois da história contada e recontada fizemos algumas experiências sensoriais:
- Usando o nariz, descobrirmos cheiros através do sentido do olfato! Todos apreciamos o cheirinho da canela... até parece que já começa a cheirar a Natal, não acham?
- Provamos limão e rebuçado e, através do sentido do paladar, descobrimos que há sabores ácidos e doces. Foi através da língua que conseguimos sentir esses paladares, pois é o órgão do sentido do paladar!
Alguns gostaram do sabor amargo/azedo/ácido (como o identificamos) sabor do limão, mas outros fizeram caretas...
- O sentido do tato permitiu-nos usar outro órgão, a pele (das mãos), para descobrir o mundo, neste caso metemos as mãos na terra e na lama, descobrindo semelhanças e diferenças: a terra era fofa e seca...
Já a lama, era fria e molhada.No final, depois de lavadinhos, fomos para sala com a nossa nova amiga... era hora de lanchar!
No intervalo de almoço, os jogos, brincadeiras e tropelias arriscadas do costume 😉😊
No período da tarde conhecemos mais um amigo, o da história da manhã, sim, ele mesmo: o nosso amigo panda! Veio propor-nos um jogo em que não podíamos usar a visão... tal como as pessoas cegas, que não podem ver... assim jogamos a um jogo de que todos gostamos muito "O cão e o osso".
No final ainda estivemos a observar atentamente os nossos olhos e as suas diferentes cores e registamos numa tabela para não esquecer...
A terminar este dia e como o tempo era pouco para irmos para as áreas, resolvemos abrir o novo robô, o Coko, e experimentar programá-lo pela primeira vez!
Ainda não acertamos bem com os comandos, mas esta foi só a primeira vez!
Amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!