De regresso, já com o espírito de Natal no ar!

Hoje foi dia de regresso para alguns, entre os quais a nossa educadora. 

Chegamos todos bastante motivados pelo Natal, pois nestes dias de descanso não houve quem não fizesse o pinheirinho lá em casa!

A Sofia correspondeu a esse interesse criando esta história para este Natal da Pandemia...

... que exploramos e recontamos, terminando por rever os nossos planos para este Natal, que tínhamos registado no Diário de Grupo anteriormente. 

Foi então que se falou no Calendário do Advento, que alguns se lembraram de quando, noutros anos, os pais colaboravam com surpresas a cada dia que passava. Este ano não vai poder ser igual, pois não devemos trazer coisas de casa, mas os pais vão ser chamados a colaborar na mesma, só que por via digital!

Nós já começamos a tratar do calendário físico, onde vão ficar os contributos das famílias e estivemos a escolher um modelo ecológico, reutilizando materiais: pacotes de leite ou rolos de papel? A votação foi de corpo inteiro e não só de dedo no ar: uns foram para o lado do rolo e outros do pacote!

A cidadania aprende-se no dia a dia, neste caso através de uma forma democrática de resolver um problema! Só tem capacidade de escolha quem tem a oportunidade de escolher e assim se aprende a tomar decisões... ficou 9-7, ganharam os pacotes!

Começamos por fazer desenhos natalícios (ou outros, à escolha) nas tirinhas de papel kraft que iriam forrar os pacotes de leite escolar...
Pusemos umas alcinhas brilhantes e a Sofia colou com cola quente! Depois reutilizamos as molas do canlendário do ano passado, com os números de 1 a 22. Cada um escolheu o número que queria e colocamos as molas nos saquinhos
Está quase pronto o suporte físico do nosso calendário! Só falta começarem a chegar as ideias das famílias... que vão ser, certamente, muito criativas como é hábito!

Entretanto, como começou um novo mês, estivemos a preparar o novo Mapa de Presenças... e a iniciar o tratamento de dados do mês anterior, novembro.
Observamos como as plantinhas que temos na Área das Ciências estavam secas e então a responsável, que hoje era a BT, tratou de executar a sua tarefa de as regar. E ficamos espantados como o pé de milho está tão grande!

A tarde, apesar de um friozinho que se começava a sentir, foi passada no exterior. 
Quem quis foi buscar o seu casaco e ficou o assunto resolvido! 
Mas alguns experimentaram uma solução mais criativa... a D. quis comer o vento e o D. o sol!
- Não vês como a minha boca já está cheia de sol?
Não o comas todo, senão ainda fica mais frio!

Era dia de Educação Física e nós quisemos ajudar a trazer o material para o exterior...
"O trabalho do menino é pouco, mas quem o desperdiça é louco" diz um ditado muito antigo e tem razão! E o que nos divertimos a fazê-lo, transformando-nos assim em duendes e pais Natal, por causa dos chapéus bicudos (cones) e conforme as suas cores. Querem maior alegria no trabalho?

Enquanto a Sofia e a Cátia preparavam o percurso, observamos as nossas sombras na relva, como se mexiam quando mexíamos, como cresciam ou diminuíam quando nos afastávamos ou aproximávamos!
A prova de como a brincar se fazem importantes descobertas...

Seguiram-se os jogos, com desafios de correr, de saltar, de equilibrar, de contornar e de rebolar...
Fomos verdadeiros estafetas! No final ainda jogamos às apanhadinhas (que, para alguns mais batoteiros, se iam transformar quase em escondidinhas!), alongamos e relaxamos.
No fim, toca a regressar com o material todo para dentro, para ser devidamente higienizado.
Assim foi este dia de regresso, agora com a Patrícia ausente... e esperando por melhores dias 😊
E amanhã haverá mais.... beijinhos virtuais😘

Comentários