Parar... andar... correr... mudar os ritmos!

Aprender a parar é tão importante quanto difícil para alguns de nós. Saber mandar no corpinho, isto é, ter autocontrolo, é saber cuidar de si e responsabilizar-se pela sua segurança e bem-estar. E isso também se aprende a brincar! 

Quando fazemos meditação (uma atividade de que todos gostamos muito e que pedimos para fazer) estamos a exercitar essa capacidade de parar, o corpo e o espírito, deixando-nos levar para onde as palavras nos  conduzirem... 

A meditação de hoje foi sobre o Planeta Terra, porque a Cátia nos trouxe esta história, que juntou todos os personagens amigos do ambiente das histórias que nos contou ao longo do tempo, agora que o estágio está a terminar...

Assim recordamos o Gui, a Mariana do coração verde, a Pinguinhas, o Sr. Plástico e o Planeta das Árvores e tudo o que é importante para preservar o ambiente!
No final quisemos dar um abraço à Pinguinhas e realizar um Compromisso com o Planeta Terra! 
Como é uma coisa importante decidimos escrever tudo num painel, para não nos esquecermos...
Nas áreas retomamos as árvores-braços e decidimos de que estação do ano iria ser a nossa: teria flores e passarinhos como na Primavera? frutos como no Verão? folhas castanhas, laranjas e amarelas como no Outono? ou neve, como no Inverno? Cada um escolheu e deitou mãos à obra, com recurso à pintura ou à colagem.
Nas áreas, houve a animação habitual, incluindo algumas doenças na casinha das bonecas, com febres muito elevadas
- É do covid! - vaticinava o sr. Doutor LP. 😀
Brincadeiras sensoriais, trabalhos de expressão e construções conjuntas, que implicam negociação!

A tarde foi dedicada à Educação Física, pois não pudemos ir ao recreio, chovia muito...
Foram muito divertidos os jogos que jogamos! Neles pusemos à prova a nossa rapidez, que também é uma coisa importante: parava a música, saltávamos para o arco!
O jogo dos caracóis com a casa às costas, que tínhamos de encher com tampinhas da mesma cor, enquanto os caracóis fugiam, foi tão rápido que até as fotos desfocaram! 
Ainda jogamos o da raposa e, depois de andar e de correr tão depressa... voltamos a parar e a relaxar.
Mudamos o ritmo... e adequamos o corpo à situação vivenciada.
Assim foi hoje, alternando os ritmos e respeitando o de cada um.
E amanhã haverá mais, embora sem as estagiárias, beijinhos virtuais😘

Comentários