Aqui vamos nós... para outra etapa de E@D!

Hoje, todos juntos mas cada um na sua casa, vamos começar uma nova aventura de E@D! 

Atenção que este E não é de Ensino, porque não procuramos ensinar nada (no sentido tradicional do termo), preferimos aprender todos juntos, miúdos e graúdos, usando a tecnologia para os nossos Encontros @ Distância.

Ao longo destas duas semanas de interrupção letiva foram chegando, através do grupo de pais, novidades daquilo que se ia fazendo em algumas casas... 

Foi o que permitiu uma forma diferente de escuta e observação à distância, para identificar os interesses atuais das crianças, aquilo que as move, o que querem fazer... curiosamente foi identificada uma tendência: o recurso a materiais não estruturados, as "peças soltas (loose parts) e à imaginação!👇

O S. começou com experiências artísticas de pintura, passou à construção de espadas e escudos e depois construiu um barco de pesca com uma caixa de cartão. Tinha redes e tudo! E que belas viagens ele pode fazer com a sua fértil imaginação...
Continuando neste mar imaginário, mas passando agora para o exterior, os paus (outro material não estruturado, com a vantagem de ser natural) serviram para criar duas verdadeiras instalações artísticas: à esquerda temos o Titanic e à direita, passando agora para o espaço, um Space Shuttle!
Imaginação, criatividade e muita diversão, que fantásticas formas de brincar encontrou o S.😊

Noutra casa, outra criança, o mesmo interesse: transformar caixas de cartão naquilo que a imaginação ditar! E o V. quis voar... subir ao céu num avião de cartão e viajar até à Suíça com a TAP Air Portugal!
Aproveitou para convidar os amigos e a educadora para esta viagem que o deixou tão divertido! 
Ainda bem que continuamos a poder viajar com a imaginação, já que a sério ainda não pode ser 😓

Ora quando viajamos, normalmente vamos para um hotel, não é verdade?
Pois o C., mesmo sem poder viajar, quis construir o seu Hotel... com uma caixa de cartão, como não podia deixar de ser! Que coincidência 😉
E este Hotel já está em pleno funcionamento...  ora vejam:
Nas asas da imaginação tudo é possível...

Até transformar sonhos em realidade!
Na casa da B. o projeto foi pensado ao pormenor: o sonho de construir a casa da Capuchinho Vermelho foi tomando forma aos pouquinhos, com muito trabalho colaborativo familiar. 
E o que é certo é que agora a B. pode ser, como sonhava, uma Capuchinho Vermelho muito feliz!
💗
A dinâmica do vivência anterior de E@D mantém-se presente, de tal forma que foi sugerido por uma mãe que o cenário de aprendizagem desta semana tivesse em conta tudo isto que foi sendo partilhado 👌 esse cenário de aprendizagem, em versão simplificada, é um conjunto de propostas articuladas (que tocam as várias áreas de conteúdo) em torno de uma história e já seguiu para casa via Google Classroom.
Mais logo será a nossa sessão síncrona desta semana. 
Vamos ver-nos de novo, vamos matar saudades; vamos conversar, vamos (tentar) escutar-nos...
Se for possível e se o entusiasmo deixar, a nossa educadora vai contar a história que dá o mote ao cenário e que ela criou para nós. Chama-se  "Uma caixa (e tudo o que pode ser)"
Depois é só deixar fluir... em cada casa ao seu gosto, ao seu ritmo, à medida das suas possibilidades. Porque estamos cá para ajudar e não para complicar. 

Porque acima de tudo, como dizia Sebastião da Gama...

O que eu quero principalmente é que vivam felizes!

Comentários

  1. É tão reconfortante ver como as crianças tem imaginação e necessidade de atividades criativas manuais. As tecnologias digitais são importantes mas não existe recompensa maior que imaginar, criar e usufruir de algo feito com as nossas próprias mãos.
    Tenho um aluno que gosta tanto de música que fez uma bateria com "tupperwares" e testos de panelas e orgulhosamente enviou-me um vídeo a tocar cheio de felicidade.
    Com pouco pode construir-se muito,

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  2. Uma dinâmica de E@D simplesmente fantástica que, para além de ter em conta os interesses das crianças as permite ser proativas nas suas aprendizagens e descobertas.

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  3. Esta ideia tem bastante, prestigio, pois só assim se nota até onde as crianças levam a sua imaginação, como podemos ver nos exemplos dados acima até uma simples caixa de cartão serve para elas imaginarem brincadeiras sozinhos ou acompanhados.
    É importante, também, a ajuda e colaboração dos pais nas brincadeiras, visto que os pais são a referência mais importante, para eles, é muito importante estas brincadeiras seja em casa ou na rua pois demostra a grande imaginação e os trabalhos manuais que eles conseguem produzir sozinhos isso é de louvar e para além disso não estão em frente a um computador a jogar.
    Brincam com o que produzem manualmente o que as torna proativas, aprendem, e estão divertidas.

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