Nas expressões faciais do V. é notório fascínio neste processo de criação (pena é que tenham de ser desfocadas). Com papel, tintas e pincel à sua disposição, as suas reações passam da concentração, ao espanto e à alegria...
"Hoje dedicamo-nos às pinturas :)"
E vemos a mão que experimenta, que adapta a sua posição à preensão mais adequada, que não resiste e se enche também ela de tinta, que vai ao papel deixar a sua marca... e a alegria evidente no seu sorriso habitual, durante o processo e no final, orgulhoso das suas produções👌
Já dizia José Saramago: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara!".
Se nos dispusermos a reparar, encontramos aprendizagens em tudo o que as crianças fazem 💗
A D. experimentou outras expressões artísticas, com recurso ao recorte e à colagem.
Com empenho e concentração decidiu elaborar uma produção sobre as 4 estações do ano:
Ainda se dedicou a fazer uma associação das peças de vestuário à estação do ano em que mais se usam.Tudo nisto com um sorriso no rosto, como é habitual nela 😊O V., sempre muito ativo e bem disposto, dedicou-se um bocadinho à modelagem com plasticina, outra componente das artes visuais...
Temos artistas! Aliás...
"As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação.
Assim, é importante que as crianças tenham acesso a uma multiplicidade de materiais e instrumentos (papel de diferentes dimensões e texturas; tintas de várias cores; diferentes tipos de lápis como pastel seco, carvão, etc, barro, plasticina e outros materiais moldáveis; etc.)" (OCEPE, 2016:49)
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!