Em transição... para a Natureza!

Um cenário está a terminar e outro já a iniciar-se... com uma gestão flexível, à medida de cada família.

"Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo o amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente." (Paulo Freire). 

Mas, para as crianças não é bem assim...

Do cenário anterior, onde a história do caracol e da borboleta deu o mote para o Carnaval, chegam-nos estas imagens lindas:

O JP desvenda-nos o mistério daquilo que se fez lá por casa, com toda a família a colaborar:

"Ainda andamos por aqui 😃, mas o resultado foi sempre muito divertido 😅"
A história "Carnaval na floresta" ficou assim representada num painel de cartão enorme!
Vai fazer certamente parte das boas memórias deste segundo confinamento, para esta família.
Parabéns pelo envolvimento e dedicação. A expressão do JP diz tudo 💗

Mas como por cá não temos de fazer todos as mesmas coisas, nem da mesma maneira, na casa do R. a mesma história tomou outras formas... as formas que os seus dedinhos modelaram em plasticina:
Com recurso aos tapetes de modelagem disponibilizados, o R, envolveu-se na modelagem dos diversos personagens... é quase como desenhar com plasticina!
Finalmente estivemos a modelar 🤗 com os tapetes propostos 😉... muito bom 🤩!! Houve dedicação do R, 🥰. Beijinhos para todos 😘. Parabéns R. e família!

Entretanto, mudou o cenário, mudou a semana e mudou o tempo! 
O domingo chegou com sol...
E o V. não perdeu tempo... "hoje fomos apreciar a praia e matar saudades do verão!"
Brincar ao ar livre, apanhar sol, sentir o vento na cara, tocar a areia, mexer nela, encontrar paus, pedras, conchas... tantas descobertas!

Já a E. optou por um passeio de bicicleta e, pelo caminho, apanhou flores silvestres, que trouxe para casa no seu cestinho. Verdadeiros tesouros da Natureza!
Olhar à volta e ver os tesouros que nos cercam...
Esta semana o convite é para, faça chuva, ou faça sol, olharmos à nossa volta, percebermos que aquilo que nos cerca, a Natureza, é o tesouro mais valioso que podemos oferecer às nossas crianças.
Há que arriscar (e deixar arriscar) correr riscos, sair da zona de conforto, sujar, descobrir, encantar!

Sobre a importância da Natureza, escreve assim o educador Nuno Gonçalves:
"Um laboratório ao ar livre, um lugar de pesquisa, tempo e relação. Tempo para ser, tempo para estar, tempo para testar, comprovar e/ou modificar as hipóteses provisórias. Tempo para crescer e se contruir. Um tempo que nem sempre corresponde ao dos relógios. A terra que pisamos e que mantém nossos pés firmes, pode proporcionar-nos experiências que nos impulsionam a sentir com o corpo todo. Descobertas que nos sensibilizam para um mundo mágico de possibilidades. Terra que faz cócegas, que tem cheiro, sabor... terra que é fofinha e se transforma em lama. Lama que se transforma em tinta para a pele. Terra que é casa e habitat… a natureza é uma grande educadora."

Comentários