Outras "artes"...

No caso do S. as artes são outras... e são vividas com e na Natureza!

Sendo extremamente curioso, gosta de perceber como é e como funciona tudo aquilo que o rodeia. Andou intrigado com os moinhos de água e com os barcos! Um interesse que se mantém...
"Fomos ver ao vivo e a cores um dos temas do momento: os barcos. E houve oportunidade de ver algo que nunca antes se tinha tido oportunidade: uma draga em funcionamento! E, mais fantástico ainda: vimos âncoras de verdade! Felicidade total" 🤩
Dos seres vivos animais, para os seres vivos plantas... e um lanche ao lado de uma árvore especial!
"Temos feito um bocadinho de tudo, mas o sol possibilitou um lanche ao ar livre na freguesia vizinha, ao lado de uma árvore protegida pela sua idade e pela sua espécie: tem mais de 70 anos e é enoooooorme." 😮

O V. descobriu os bugalhos e ficou curioso...
E quando experimentou o trator ficou encantado 😮
"Hoje fomos aproveitar que não chove e fomos apanhar bolotas à moda do V. - quem não caça com cão caça com gato - e por fim fomos tirar a ferrugem e as saudades do amigo de 4 rodas do V., que já tem saudades de ajudar o avô" 👍

A B. também andou ao ar livre, aproveitando o sol que nos acompanhou alguns dias desta semana...

"Fomos aproveitar o "solinho", este sim o grande tesouro da Natureza. 
Encontramos já um cheirinho a Primavera nos campos floridos e recolhemos algumas "pinhas" que usamos para reforçar a contagem e fazer brincadeiras....dias melhores se avizinham 🥰"
As suas artes, desta vez, foram matemáticas, pois as pinhas serviram para B. as utilizar nas suas contagens... 
Que melhor maneira de praticar a sequência numérica e a correspondência termo a termo do que assim, por livre iniciativa, no chão e ao sol?

Tal como referem as OCEPE (2016:76):
"As crianças discriminam quantidades desde muito cedo e parecem também ter um sentido aritmético precoce, que é evidente quando, por exemplo, têm a ideia de que, quando se junta mais um elemento, a quantidade resultante fica maior. 
Muitas vezes as crianças aprendem a recitar a sequência numérica sem, no entanto, terem o sentido de número. 
É através de experiências diversificadas que as crianças vão desenvolvendo o sentido de número, que diz respeito à compreensão global e flexível dos números, das operações e das suas relações. 
Este processo de desenvolvimento do sentido de número é progressivo, sendo que contar implica saber a sequência numérica, mas também fazer correspondência termo a termo."

O currículo (nomeadamente as aprendizagens mais "formais") está lá, escondido em cada iniciativa, em cada brincadeira, em cada curiosidade que leva a criança a procurar saber mais...
Nós é que, por vezes, não o sabemos vislumbrar...

E para terminar por hoje, votos de um bom e doce descanso. Descansar bem também é uma arte!
Façam como a E., que relaxa no jardim enquanto come pipocas, e tenham um bom fim de semana.

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