Criar, contar e partilhar histórias...

Nesta semana da leitura, criar histórias pode ser uma brincadeira, mas também é uma boa estratégia para o desenvolvimento de competências importantes! As OCEPE referem algumas aprendizagens a favorecer neste âmbito do jogo dramático/teatro:

- Utilizar e recriar o espaço e os objetos, atribuindo-lhes significados múltiplos em atividades de jogo dramático, situações imaginárias e de recriação de experiências do quotidiano, individualmente e com outros.
- Inventar e representar personagens e situações, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes propostas, diversificando as formas de concretização.
- Apreciar espetáculos teatrais e outras práticas performativas de diferentes estilos e características, verbalizando a sua opinião e leitura crítica. (2016:54)

E amanhã teremos oportunidade de assistir e apreciar o espetáculo "O palhaço verde", de Matilde Rosa Araújo, levado a cena pelo TN-CDV, em direto do Teatro Municipal Sá de Miranda 😊

Mas outras competências estiveram também envolvidas naquilo que a D. decidiu fazer: a linguagem oral, o sentido lógico, a motricidade fina, o sentido estético e a imaginação foram trabalhados a brincar!
Isto porque aceitou a sugestão do cenário desta semana e usou esta ferramenta para inventar uma história e construir um livro 👌
E quando terminou, quis contá-la. Aqui está a sua história, numa hora do conto especial, em vídeo 😍


O V. continua a dar-nos sugestões para a hora do conto...

Façam como ele: uma hora do conto por dia, nem sabem o bem que vos fazia!
Eis a sugestão do dia: "A que sabe a lua"

Aguardamos mais partilhas e sugestões...

Comentários