Com as últimas partilhas recebidas no grupo de pais...
A BM enviou a habitual narrativa ilustrada e completa das suas atividades desta semana da leitura:
Esta documentação feita em PowerPoint pela mãe da BT é uma belíssima narrativa deste segundo confinamento... para mais tarde recordar!
No final do teatro "O palhaço Verde" a D. enviou-nos o seu registo de uma das personagens: o menino dos moinhos de vento!
Também o V. que connosco partilhou as suas aventuras quase diariamente, enviou também as ultimas imagens deste confinamento:
Dentro de portas, esteve a desenhar e pintar numa parede... com a permissão dos pais.
"As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação.
Assim, é importante que as crianças tenham acesso a uma multiplicidade de materiais e instrumentos (papel de diferentes dimensões e texturas; tintas de várias cores; diferentes tipos de lápis como pastel
seco, carvão, etc, barro, plasticina e outros materiais moldáveis; etc.).
Pode ainda ser utilizado outro tipo de materiais de uso utilitário ou reutilizáveis (tecidos, cartão, objetos naturais, papéis diversos, latas, fios, embalagens, algodão, elementos da natureza,
etc.), para serem integrados e redefinidos a partir de novas funcionalidades e significados, o que permite à criança começar a perceber que a arte e a vida são indissociáveis.
A multiplicidade e diversidade de todos estes possíveis materiais exigem uma organização cuidada, que facilite o acesso e utilização autónoma por parte das crianças, incentivando o desenvolvimento da capacidade expressiva de cada criança e do grupo."
Mas também fora de portas... num passeio higiénico à praia, a oportunidade de observar, tocar e conhecer uma estrela do mar!
Assim encerramos os nossos contactos apenas @distância, preparando-nos para, já amanhã, regressar ao jardim de infância...
Amanhã começaremos o segundo desconfinamento...
Vamos voltar, todos cheios de saudade e entusiasmo.
As crianças vão querer falar, partilhar, brincar, correr, saltar, gritar...
e os adultos vão estar disponíveis, acima de tudo, para observar e escutar, não só as palavras, mas também as expressões, os gestos, as brincadeiras, os comportamentos e tudo aquilo que as crianças nos mostram sem falar.
E juntos vamos deixar o tempo passar, dentro ou fora da sala, ao sabor dos momentos e dos planos que voltaremos a fazer em conjunto (segundo o calendário, nesta primeira semana haverá um "dia especial", mas isso não irá ser uma preocupação, a não ser que as crianças o peçam).
Afinal, que dias poderão ser mais especiais do que estes em que, dois meses depois, os nossos pais nos voltarão a deixar na escola?
Vamos desconfinar... oxalá seja de vez!
Mas todos teremos de colaborar!
Parabéns ao BT e à família!
ResponderEliminarObrigada Ofélia pelo comentário, que me permitiu perceber um engano: não foi a BT foi a BM., mas está de parabéns na mesma!
ResponderEliminar