As conversas da manhã recuperaram a história de ontem que alguns não tinham visto, pois não estiveram presentes. Por isso estivemos a ver uma nova versão de "Quando a mãe grita"...
Gostamos, repetimos 😊 e apercebemo-nos melhor das diversas partes do corpo do pequeno pinguim, que ficaram espalhadas pelos diversos cenários... foi a essa representação que nos dedicamos depois (os mais crescidos) com recurso a aguarelas para os cenários e a um pinguim (retirado da internet) com as partes do corpo separadas, como precisávamos 😉
Já dominamos bem a técnica da pintura com aguarelas, molhando o pincel de cada vez que queremos mudar de cor...
Houve mesmo quem fosse buscar o globo terrestre, para representar um planeta do Universo, que serviu, mais tarde, para localizar onde vivem os pinguins!
Pena é que as imagens não permitam ver as expressões faciais: é evidente o elevado envolvimento das crianças nesta atividade, assim como em outras...
"Envolvimento/implicação – Estado mental de atividade intensa, caraterizado por forte concentração,
motivação intrínseca, fascínio e entrega. Quando estão envolvidas, crianças (e adultos) funcionam no limite das suas capacidades, o que permite uma aprendizagem de nível profundo. O envolvimento das crianças pode ser reconhecido pela sua expressão facial, vocal e emocional, a energia, a atenção, persistência, e a criatividade e a complexidade da ação desenvolvida." (Laevers, 1994, 2011, citado em OCEPE, 2016:107)
Foi assim que, numa folha grande dividida em 7 partes (o número de partes do corpo que identificamos) representamos os diferentes cenários: o céu estrelado, para onde voou a cabeça; o mar, para onde voou o corpo; a selva, para onde voaram as asas; o monte, para onde voou o bico; a cidade, para onde voou a cauda, o chão, para onde voaram as patas e o Universo, para onde voaram os olhos!
Ao verem as peças do pinguim, houve quem quisesse montá-lo (tal como fez na história a mamã pinguim, que coseu todas as partes do corpo do seu filhote) e o R. usou um rolo de papel higiénico e colou lá todas as partes, ficando muito orgulhoso...
Já o S. esteve entusiasmado com outro tipo de construção... saiu mais uma torre muito alta!E o LP, com a cobra mágica construiu uma letra do seu nome!
Outras pinturas na vertical surgiram na área respetiva:
- O LP estava muito satisfeito com a sua casa e, de facto, "era uma casa, muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada!"
- A IC (3 anos) mostrou-nos como representa o esquema corporal na pintura:
O S. tem andado muito entusiasmado com as atividades de expressão... hoje decidiu fazer pintura e, logo a seguir, colagem. Os papéis foram ficando caídos pelo chão mas, no final, houve que ir buscar o material de limpeza, para os levar para o ecoponto azul!
À tarde abrimos a caixinha das surpresas que nos trouxe respostas para algumas perguntas... sobre os pinguins! O Atlas dos Animais tem uma página só sobre estas aves que vivem na Antártida! E lá voltamos nós ao globo para ver onde ficava...
Mas na caixinha vinha outro objeto estranho, parecia um globo terrestre espalmado, mas tinha bolinhas... alguém sabe o que é e para que serve? Aceitam-se sugestões 😉
Entre descobertas, desenhos, pinturas, escritas e recortes de pinguins, ainda houve tempo para dançar... sabem o quê? A Dança do Pinguim 😂
Há várias versões, mas hoje só conseguimos ver esta:
O dia terminou com a Aguarela, uma música de Toquinho que foi o mote para mais uma dança de roda!
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