Alinha(va)ndo...

Assim seguimos a linha desta semana, às voltas com as linhas, que ora andam direitinhas, ora dão voltas e mais voltas! O importante é seguir na linha, como o comboio, sem descarrilar😉

Ponto a ponto, os nossos costureiros vão alinhavando as suas criações, muito empenhados 😍

Basta observá-los e nota-se o envolvimento, a persistência e a resiliência em ação!

Linha a linha, a lã vai preenchendo os buraquinhos, fazendo carreirinhas coloridas, parecidas com as das formigas, que entusiasmam quem as vê crescer! 
Ponto à frente e vira, ponto atrás e vira, o padrão segue uma sequência que depressa interiorizam e reproduzem, felizes e surpreendidas por serem capazes!
E a criatividade faz o resto! Há quem crie padrões entre linhas:
- Olha aqui o meu padrão, vês? Preto, castanho, verde e vermelho, preto, castanho, verde e vermelho, sempre assim! Fiz três vezes! -  dizia o LP entusiasmado e logo a pedir para fazer outro "tapete".
Não fosse haver apenas 3 agulhas grossas e sem bico e os costureiros seriam muitos mais!

E quando as lãs sobram ao cortar as pontinhas, outras coisas se descobrem, se inventam, se criam!
Porque aqui nada se perde e tudo se pode transformar...
- Olha, linhas diferentes!
- Até dá para fazer letras... - sugeriu o LP
- Estão muito bem as tuas letras LP, porque não as colas para as poderes guardar?
- Boa ideia, vou colar numa folha o meu nome!

E há tantos tipos de linhas diferentes, que hoje estivemos a representá-las... cada um conforme quis.

Os resultados são, tal como as linhas, todos diferentes e todos muito especiais...
Levar os pontinhos a passear pode ser divertido e muito criativo!
Utilizar materiais diferentes também... para alguns foi uma estreia a usar marcadores.

Os elementos expressivos da comunicação visual a explorar são muito diversificados, podendo integrar aspetos como: a cor (cores primárias e secundárias, mistura de cores), a textura (mole, rugosa), as formas geométricas (quadrado, retângulo, triângulo, círculo, etc.), as linhas (retas, curvas, verticais, horizontais), as tonalidades (claro, escuro), a figura humana (retrato, autorretrato) e a desproporção e a proporção natural.
As explorações e o diálogo entre crianças e com o/a educador/a sobre estes elementos visuais e a sua representação em diferentes formas visuais constituem meios de desenvolver a sua expressividade e sentido crítico. Este diálogo desperta na criança o desejo de querer ver mais e de descobrir novos elementos, potenciando o estabelecimento de relações entre as suas vivências e novos conhecimentos, levando-a a descrever, analisar e refletir sobre o que olha e vê. Ao longo deste percurso visual que inter-relaciona o “falar sobre as imagens” e os “modos de ver as imagens”, a criança enriquece o seu imaginário, aprende novos saberes, integra-os no que já sabe, e experimenta criar novas imagens, desenvolvendo progressivamente a sua sensibilidade estética e expressividade através de diversas modalidades (desenho, pintura, colagens, técnica mista, assemblage, land art, modelagem, entre outras). (OCEPE, 2016: 49)

Mas a criatividade também pode assumir muitas outras formas... como as do nosso Sakkaro, um jogo que faz sucesso:
- Olha as minhas pirâmides! - mostrou a IV entusiasmada.
- Ena, até parece que estamos no Egipto, um país onde há muitas pirâmides!
- Eu construí um L - disse a IV.
- E eu uma torre muito alta! - disse, feliz, o S.
E era mesmo, alta e bem construída, pois não caiu!
E com linhas se desenharam também estes corações...
- Fizemos para ti! - disseram a E. e a IV 💗💗

Mãozinhas que fazem linhas, desenhando, colando e manipulando diversos materiais, são mãozinhas que desenvolvem a motricidade fina (que é capacidade de executar movimentos precisos, com as mãos e os dedos, com controlo e destreza) e a coordenação óculo-manual (habilidade que nos permite realizar atividades em que utilizamos ao mesmo tempo os olhos e as mãos: os olhos para focar a atenção e as mãos para executar a tarefa. É uma habilidade cognitiva que deve guiar os movimentos da nossa mão de acordo com os estímulos visuais. O desenvolvimento da coordenação olho-mão é especialmente importante para o desenvolvimento normal da criança e para a aprendizagem escolar.)
E são mãozinhas que, afinal, também têm linhas: são as linhas da mão...
Hoje, pela primeira vez neste ano, não passamos a tarde no exterior, só lá fomos um bocadinho... Estivemos  na sala a testar uma técnica de pintura nova e diferente do habitual. 
Conseguem adivinhar?
Senão amanhã mostramos!

O dia terminou com baile, a pedido, ao som de Jerusalema...
E pronto, amanhã haverá mais... beijinhos virtuais 😘

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