Brinquedos da Natureza sujam e molham... mas são insubstituíveis!

Este foi mais um dia bonito, cheio de sol, um verdadeiro dia de Primavera, como a A. quis representar nesta pintura...

A manhã foi passada na sala, onde conversamos ainda sobre a história de ontem e ajudamos a Marta a resolver um problema! Então o que se passou foi que ela tinha dois bolsos, um com 3 ratinhos e outro com 9 fatias de queijo e tinha de distribuir o queijo pelos ratinhos, dando a cada um o mesmo número de fatias, para que não ficassem aborrecidos...

Dispusemo-nos a ajudar, com recurso a imagens para manipular e encontramos logo a solução: a IV começou a dar a cada ratinho um queijo de cada vez e quando terminou, cada rato tinha 3 fatias!
Seguiram-se outras situações-problema, alterando o número de ratos ou o número de fatias... 
Mas quando íamos resolver a situação das 7 fatias para 2 ratinhos, vimos que havia uma fatia que sobrava, senão um ratinho ia ter mais fatias do que o outro! Então decidimos que as fatias que sobrassem eram para Marta comer 😊

No final, quem quis concretizou no papel a situação-problema original, ou uma inventada por si...
Aqui estão as etapas da primeira resolução (falta a última foto), onde se vê que a cada ratinho couberam 3 fatias de queijo!

Nas áreas, continuamos a aproveitar o quadro branco novo, desenhando e escrevendo. Fizemos espirais e escrevemos a data também!
Ainda nos dedicamos a explorar novos materiais de desenho, fazendo os desenhos para o livro de aniversário do DP, que hoje completou 6 anos!

A área das ciências e a da biblioteca foram hoje redecoradas, mas só momentaneamente… os decoradores colocaram tudo como estava, na hora de arrumar😂
A tarde foi, mais uma vez, passada no exterior, onde a cozinha de lama voltou a fazer as delicias de quem gosta de mexer e remexer em terra, areia, ervinhas, pauzinhos... e depois misturar água, para tornar tudo em lama. 
Lama? Mas qual lama? Era sopa, bolo, pudim e até pizza de chocolate!
E as nossas caras de felicidade dizem tudo 😍
E sem esquecer o "tempero" fresquinho!

Até o quadro da ementa foi reinventado: riscos, rabiscos, desenhos, letras e, por fim, o jogo do galo!

No final, toca a lavar tudo muito lavadinho...

Os elementos naturais "permitem que a criança mobilize dentro de si forças imaginativas e criadoras. Com materiais orgânicos (...) galhos viram espadas ou varinhas de condão. Folhas e flores ora podem ser decoração de um lindo bolo, ora adorno de uma coroa na cabeça. São brinquedos da natureza.
Esta é a magia do brincar na natureza, a mágica dos brinquedos naturais, que, sem forma estruturada e função definida, permitem infinitas possibilidades, algo sempre diferente e novo. Esta é a força interior das crianças em ação. Elas subvertem materiais, criam brinquedos e inventam histórias de acordo com o enredo de suas brincadeiras. Cada elemento tem características  próprias e sugere um tipo de brincadeira." (fonte)

Brincar com elementos naturais suja e molha, é verdade... mas o que está sujo lava-se e o que está molhado seca. Agora a riqueza das experiências permanece, aquilo que a criança viveu, experimentou e sentiu, não sai com a lavagem, nem com a secagem, fica nas suas memórias da infância 💗.

Dizem que vem aí chuva mas, antes que ela chegue, amanhã vamos proteger a nossa cozinha de lama e, ao mesmo tempo, torná-la mais bonita! Depois verão como...

O dia terminou com festa no exterior, a pedido do aniversariante! Mas, como estava algum vento, tivemos de fazer uma muralha humana para conseguir acender todas as velas fixes que o bolo tinha!

Muitos parabéns ao DP e à sua família (e à Patrícia, que está a ficar uma pasteleira de mão-cheia com tanta prática, este ano, a fazer bolos de aniversário para os nossos meninos).

E a terminar o dia, a Sofia e a Cátia apareceram para uma surpresa: distribuíram lembranças a todos, que recordam que todos ficamos nos seus corações... tal como elas ficaram nos nossos!
Acertaram na hora, pois assim comemoraram connosco o aniversário do DP 💕

E pronto, por hoje é tudo. Amanhã haverá mais... beijinhos virtuais😘

Comentários