Conclusões... da experiência e dos miniprojetos individuais para as mães

A primeira coisa em que reparamos logo ao entrar na sala foi nos cravos em cima da mesa grande...
- Resultou! Já estão coloridos, o DP tinha razão!
De facto, foi possível observar que as pétalas dos 3 cravos começam a apresentar as cores com que tingimos a água dos seus copos...
- Eles beberam e a água foi para cima até às pétalas!
- Agora vem o fim de semana e depois quando viermos outra vez para a escola é que vai ser... 
acrescentou o DP, antecipando que, quanto mais tempo os cravos estiverem mergulhados na água com corante, mais coloridas ficarão as suas pétalas. 
Esta será mais uma hipótese a confirmar... mas só na segunda-feira!

Mas entretanto a BT lembrou-se que ainda não tínhamos experimentado a outra forma de colorir cravos: pintá-los com tintas! E a isso se dedicou um pequeno grupo entusiasmado...
Distribuímo-nos pelas diversas áreas dando cumprimento às nossas intenções...
O LP e o JP decidiram fazer mais um presente para as suas mães. Foram buscar diversos materiais e começaram a experimentar, um com cápsulas de café e outro com rolos de cartão. Não tardou muito já estavam com as criações ao pescoço.
- Já fizemos os colares para as nossas mães, olha!
- Ena, mas que grandes colares, será que as mães os vão poder usar?
- Ai a minha vai, no Dia da Mãe! - garantiu o LP.

Entretanto havia que terminar e embrulhar o presente que cada um de nós quis fazer para a sua mãe...
- Mas porque é que todos quiseram fazer presentes para as mães, afinal?
- Porque gostamos muito delas!
Antes de embrulhar ainda havia muito a fazer, como escrever as palavras que lhes queremos dizer...

"A aprendizagem da linguagem oral e escrita deve ser concebida como um processo de apropriação contínuo que se começa a desenvolver muito precocemente e não somente quando existe o ensino formal.(...) O envolvimento das crianças em situações de leitura e escrita na educação pré-escolar promove o desenvolvimento de aprendizagens diversas que, apesar de se inter-relacionarem, se podem considerar organizadas em três componentes:
▪Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto;
▪Identificação de convenções da escrita;
▪Prazer e motivação para ler e escrever." (OCEPE, 2016:67)

E também havia ainda que desenhar, pintar e colar...
"As crianças têm prazer em explorar e utilizar diferentes materiais que lhes são disponibilizados para desenhar ou pintar, cabendo ao/a educador/a alargar as suas experiências, de modo a desenvolverem a imaginação e as possibilidades de criação.(...) Se nesta forma de expressão artística se coloca muitas vezes a ênfase no fazer, é fundamental que, para além de experimentar, executar e criar, as crianças tenham oportunidade de apreciar, e de dialogar sobre aquilo que fazem (as suas produções e as das outras crianças) e o que observam." (OCEPE, 2016:49)

Mas tudo ficou prontinho a tempo e horas 😊
Agora há que saber esperar! E dormir duas noites antes de a surpresa entregar 🌜🌜
O envelope é a primeira coisa que vamos entregar (entretanto preparem a câmara do telemóvel no modo de gravação vídeo) e só depois de seguir as indicações 😂 é que chegará ao presente!
Atenção: queremos ver provas da entrega dos presentes, seguindo todas as normas 💯

O tempo de brincadeira lá fora foi, como sempre, bem animado!
Pedimos aventais para a cozinha de lama e hoje eles chegaram...
Assim protegidos estamos ainda mais à vontade para fazer sopinhas de lama  e outras especialidades!
Hoje houve pizza de bacalhau com salsa, bolo-que-faz-passar-dores-de-barriga e também pequenos bolos da caneca. Tudo delicioso, comprovadíssimo pelos adultos presentes que têm de provar... várias vezes!

E por hoje é tudo.
Desejamos a todos um bom fim de semana, um feliz mês de Maio e um excelente Dia da Mãe.
Voltaremos para revelar mais surpresas nesse dia...

Comentários