Conviver, Criar, Arriscar - a importância da brincadeira livre!

Esta tarde o sol resolveu aparecer e nós aproveitamos logo! 
A cozinha de lama, depois de uma manhã com chuva, é um apelo irresistível, pois já sabemos que as caçarolas assim já tem água lá dentro 😊
E os menus diversificam-se cada vez mais...
Hoje havia caldo verde, pizza, panquecas, pudim e bolo-arco-íris
As bebidas também eram variadas: chá, café, sumo e água.
Os adultos vão ficar todos gordos, à quantidade de pratos que têm de comer todos os dias, pois nós não paramos de servir
Alguns cozinheiros gostam mais de trabalhar sozinhos... para melhor se concentrarem a criar os seus pratos!
Outros preferem estar acompanhados, em pares ou em pequenos grupos... mas a diversão é a mesma!
Aqui surge a necessidade de conversar, de negociar, de estabelecer parcerias... é precisa partilhar materiais e resolver os problemas que surgem. Assim aprendemos a viver em grupo e a relacionarmo-nos com os outros de forma harmoniosa... e isto é algo que só se pode fazer presencialmente. Não há E@D que ajude neste aspeto!

"Na educação pré-escolar, o grupo proporciona o contexto imediato de interação social e de socialização através da relação entre crianças, crianças e adultos e entre adultos. Esta dimensão relacional constitui a base do processo educativo." (OCEPE, 2016:24)

O serviço de Takeaway iniciado ontem continua, por isso aproveitem! Dá para a família toda 😉😋
E mesmo lá fora, a Mãe continua presente...
A brincadeira livre (não estruturada) é um dos pilares para educar crianças saudáveis, fortes e felizes!
Por cá todos os dias temos a possibilidade de brincar livremente, de inventar brincadeiras e de usar os equipamentos de novas maneiras! Pois, se já os sabemos usar da maneira normal, o desafio está em ir mais longe, em arriscar, em reinventar formas possíveis de utilizar. E isso é-nos permitido 😊
"A Educação Física é também um espaço privilegiado de brincar em que o/a educador/a cria condições de exploração livre do espaço e do movimento, permitindo que a criança invente os seus movimentos, tire partido de materiais, coloque os seus próprios desafios e corra riscos controlados, que lhe permitam tornar-se mais autónoma e responsável pela sua segurança.
O processo de aprendizagem na Educação Física vai permitir à criança mobilizar o corpo com mais precisão e coordenação, desenvolvendo resistência, força, flexibilidade, velocidade e a destreza geral. Possibilita-lhe ainda aprender a coordenar, alterar e diferenciar melhor os seus movimentos, através do controlo do equilíbrio, ritmo, tempo de reação, de forma a desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades motoras em situações lúdicas, de expressão, comunicação e interação com outros." (OCEPE, 2016:44)

É preciso que tentemos chegar mais longe, ir mais alto, para sermos mais fortes e mais confiantes nas nossas possibilidades! E o nosso espaço exterior dá-nos todas as condições para o fazer... na companhia dos amigos, que ainda é melhor. Hoje foi dia de alegria, o DP regressou e os amigos voltaram a brincar juntos💗
A CC com apoio das amigas ganhou confiança e arriscou a fazer coisas novas!

Os miniprojetos para o dia da mãe ocuparam a nossa manhã, cada um fazendo o que planeou e como escolheu fazer...
Dá gosto ver como partilhamos ideias que contagiam outros, como alteramos planos quando mudamos de ideias, como tomamos decisões e como comunicamos uns com os outros.
Romero Britto ficou com uns quantos amigos por cá 😂... de tal forma que hoje, com casa cheia (grupo todo presente) tivemos de revisitar a história e a apresentação de ontem, para que quem ontem faltou (e eram 4)  percebesse de que estávamos a falar!

E eles acrescentaram as seguintes ideias, em resposta à pergunta "Para que servem as mães?"
- Para me dar chocolate... às vezes! - S.
- Para lavar a roupa, esfregar quando tem manchas e passar a ferro! - B
- Não, primeiro tem de secar a roupa! - DC
- E é a mãe que seca a roupa?
- Não é o sol! A mãe põe no estendal! - B
- Mas as mães não servem para ser empregadas dos filhos! - DP

Assim passamos mais um dia, brincando e sendo felizes!

"Ao brincarem, as crianças são livres para explorarem todo o seu potencial e desenvolverem os talentos individuais sem os constrangimentos da idade adulta. (...) Brincar será considerado a atividade mais educativa num futuro próximo. E não custa 1 cêntimo. No máximo, requer alguma presença e atenção dos pais"... ou dos educadores!
In: Brincar à maneira dinamarquesa, de Iben Dissing Sandahl.

E amanhã haverá mais... beijinhos virtuais 😘

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