Faça chuva, ou faça sol... cá fora estamos bem

 A chuva da manhã fez-nos o favor de encher com água fresquinha as bacias da banca da cozinha de lama 😍 e, claro, não a podíamos desperdiçar! Ainda mais hoje, no Dia da Terra. Por isso houve logo sopa e uma grande caldeirada para todos 😁

Quando o fogão está ocupado cozinha-se mesmo no chão, ali ao lado... fica bom na mesma 😋
Entre jogos com bola e brincadeiras na areia, ainda houve um cafezinho com bolo após a refeição 😂
Não há hotel com serviço igual a este 🌟🌟🌟🌟🌟
E com direito a espetáculo de circo e tudo: equilibrismo sem rede e um concurso de saltos 😮
Foi uma tarde feliz, aproveitando o bom tempo que fez de repente! 
Deve ter sido por causa do dia especial de hoje, o Dia da Terra, assim comemoramos a brincar na Natureza 😊
Crianças que crescem em contacto com a Natureza aprendem a respeitá-la, a valorizá-la e a protegê-la.

Na sala até já tínhamos falado do assunto... e há tanto que já sabemos:
- A Terra é uma bola
- É assim como um círculo!
- Pois, é redonda!
- E a Terra também é um planeta...
- E há mais planetas, há "Jutiper"!
- Sim, há mais alguns planetas, Júpiter é um deles...
- E o sol, sabes que o sol é uma estrela!?
- Sim, o sol é uma grande estrela, a mais forte de todas.
- Mas a lua não é uma estrela...
- Não? Então porquê?
- Porque não brilha.
- Tens razão, a lua não é uma estrela é um satélite da Terra.
- A Terra é o planeta azul, olha ali no globo!
- Tens razão, a Terra é conhecida pelo Planeta Azul... porque será?
- É por causa da água, tem muita água e fica azul!
A conversa chegou aos planetas do sistema solar e estivemos a ver quantos e quais são na maquete.

Também fomos ao Google Earth ver a Terra tal como a veem os astronautas, quando estão nos seus foguetões a viajar pelo espaço...
Depois a nossa educadora foi aproximando e vimos o nosso país...
- É Portugal!
- Eu também moro em Portugal!
Continuamos a aproximar e vimos a nossa cidade...
- É Viana do Castelo!
- Eu moro em Viana do Castelo!
E aqui, do outro lado do rio, está Vila Franca...
Não podiam faltar os dedos no ar e os comentários:
- Eu moro em Vila Franca!
- Eu também! Eu também!
Se procurarmos um bocadinho até podemos ver a nossa escola!
E não é que vimos mesmo?
Depois começou a afastar, a afastar cada vez mais e voltamos para o espaço, vendo a Terra ao longe!

Conversamos também um pouco sobre o que cada um pode fazer para ajudar a Terra e surgiram algumas ideias:
- Não deitar lixo no chão
- Separar os lixos, não por tudo junto
- Por os plásticos sempre no ecoponto amarelo
- Assim podem-se fazer coisas novas com esses plasticos
- Pôr alguns lixos no ecoponto e outros no compostor
- Deitar as casquinhas da fruta no compostor e alguns restos de comida
- Não deitar lixo na água, nem no mar, nem no rio
- Apanhar o lixo do chão e da praia
- Porque os animais pensam que é comida, comem e depois morrem
- Não desperdiçar água
- Não fazer mal à Natureza

Procuremos deixar bons filhos para o nosso planeta, mas também um bom planeta para os nossos filhos.
Porque não há, que se saiba, outro onde possamos viver...
- Não há? Mas tu mostraste aqueles planetas todos...
- Boa pergunta! Realmente há mais 7 planetas no nosso sistema solar mas, que se saiba, as pessoas ainda não podem viver lá... porque para podermos viver num planeta ele tem de ter ar para respirarmos e água.

Veem como, mesmo sem nos ensinarem, nós aprendemos?
Aprendemos porque vemos e ouvimos...
Aprendemos porque observamos o que os adultos dizem e fazem.
Aprendemos porque não podemos evitá-lo, estamos em permanente processo de desenvolvimento e aprendizagem... para o bem e para o mal!

"Aprendizagem – Processo em que a criança, a partir do que já sabe e é capaz de fazer, constrói, organiza e relaciona novos sentidos sobre si própria e o mundo que a rodeia. 
Este processo resulta das experiências proporcionadas por contextos, por interações com pessoas, com objetos e representações, que apoiam o desenvolvimento de todas as suas potencialidades intelectuais, físicas, emocionais e criativas. 
Na educação de infância, a aprendizagem está intimamente interligada com o desenvolvimento.
As relações e as interações que a criança estabelece com adultos e com outras crianças, assim como as experiências que lhe são proporcionadas pelos contextos sociais e físicos em que vive constituem oportunidades de aprendizagem, que vão contribuir para o seu desenvolvimento." (OCEPE, 2016).

Sejamos então bons exemplos para as nossas crianças, que tudo absorvem como se fossem esponjinhas... para que sejam verdadeiras guardiãs da Terra e do seu próprio futuro.

E amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários