E nós ganhamos o dia todos os dias, pois a brincadeira (livre) nunca nos falta...
Mas, o que ganhamos verdadeiramente com isso?
Mas, o que ganhamos verdadeiramente com isso?
Ganhamos independência e autonomia, sempre que temos oportunidade de fazer escolhas e planear o que queremos fazer... tal como aconteceu na conversa da manhã, quando alguém perguntou quando era o Dia da Mãe. A conversa derivou então para o assunto e terminou com um primeiro esboço de planeamento, a que daremos continuidade na próxima semana.
Ganhamos criatividade, iniciativa e resiliência, tendo oportunidade para inventar e depois dar forma às nossas ideias:
- Eu quero fazer um baloiço - disse o LP - vou precisar de um tubo e de lã...
- Eu também quero - disse também o S. - mas o meu vai ser com esta argola (que sobrou das pinturas com fita crepe que hoje quisemos fazer)
E surgiram dois baloiços diferentes, que colocaram também desafios diferentes na sua execução!. Como unir os materiais de forma a segurá-los? Que materiais usar? Como os usar?
Ganhamos iniciativa, autonomia e responsabilidade, quando escolhemos o que queremos fazer.
Alguns quiseram fazer pintura com fita crepe, a pintura de linhas retas que ontem fizemos colaborativamente e que está já exposta na nossa mini-galeria de Arte 😊
E a isso se dedicaram, sozinhos...
Desde ir buscar os materiais, aplicar a fita na folha, cortá-la e fazer os cruzamentos que produzem o efeito, escolher as cores e pintar nos espaços, tudo foi feito sem ajuda dos adultos.
Ficaram a secar, depois mostramos 😉
Ganhamos atenção, concentração, destreza manual, sempre que nos dedicamos a atividades que exigem precisão e envolvimento.
A costura mantém-se em alta, pois aparece sempre mais alguém com vontade de fazer o seu tapete... hoje ficaram prontos mais dois, o que deu origem a muita satisfação dos seus criadores!
- Tem duas marosquitas, mas não faz mal! 😂
Ganhamos consciência ambiental e aprendemos a proteger o nosso planeta nos gestos do dia a dia...
Ir ao compostor colocar as casquinhas da fruta depois do lanche e, em simultâneo, passar na horta e verificar se faz falta fazer alguma coisa, é parte da nossa rotina diária. Hoje houve que retirar algumas ervas daninhas, para que as nossas alfaces e tomates cresçam melhor!
Ganhamos autocontrolo, capacidade de parar, acalmar e relaxar, sempre que pedimos, por exemplo, para fazer uma meditação (e pedimos várias vezes por semana).
Hoje foi com direito a luzinhas coloridas, por proposta do S. que veio mesmo a propósito, pois a meditação chamava-se "balões coloridos"
Ganhamos saúde, quando corremos, saltamos e gritamos à vontade, no espaço enorme do nosso recreio...
E também quando brincamos com areia, paus, pedras e sementes e quando cozinhamos na cozinha de lama...
Ganhamos coragem e autoconfiança, de cada vez que superamos com sucesso os desafios que decidimos arriscar e fazer...
- Olha para mim, o que eu já consigo fazer...
Descer o escorrega de cabeça para baixo, subir a parede de escalada segurando apenas a corda ou passar a ponte de um lado ao outro!
Ganhamos a felicidade de ter uma infância ativa e feliz, recheada de oportunidades para desafiarmos o nosso corpo e as nossas potencialidades, para sermos a melhor versão de nós próprios 💗
Bom fim de semana a todos!
Segunda-feira haverá mais (se a vacina deixar😉) beijinhos virtuais 😘
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!