O livro "Alinhas?" as linhas e os alinhavos...

Voltamos ao sítio em que somos felizes para mais semana😍 (olhem nós, tão felizes na escola)

O dia começou com as habituais partilhas das novidades do fim de semana... soubemos que houve quem fosse brincar com as panelinhas para a praia, fazendo uma cozinha de lama por lá 😂

No Diário de Grupo estava registado que queríamos fazer observações no microscópio e hoje estivemos a experimentar... não é muito fácil, mas alguns conseguiram apanhar-lhe o jeito e observaram ao pormenor uma folhinha seca e uma pedrinha.

A hora do conto trouxe-nos um livro com cheirinho de novo "Alinhas?" é um livro especial, que nos começou a desafiar logo a partir da capa e da contracapa... observamos as linhas verticais desta, pareciam fios ou cordas, com cores diferentes e que (descobrimos depois), formavam um padrão! 
Ao abrir o livro, as guardas revelaram uma imagem parecida (com as mesmas linhas,/fios/cordas/ coloridos) mas noutra posição, estavam deitadas, eram linhas horizontais!
Todo o livro é um convite a descobrir linhas diferentes... no final, respondemos a uma pergunta difícil: 
- Mas o que são linhas, afinal?
E a D. não se fez rogada: 
- São coisas esticadas e compridas!
No quadro observamos um ponto e vimos o que acontece quando ele começa a passear...
- Faz uma linha!
Pois é isso mesmo: uma linha é um ponto que foi passear!
E houve passeios muito diferentes: linhas retas e curvas, linhas verticais, horizontais e até oblíquas.
E descobrimos semelhanças...
- As linhas retas parecem uma estrada!
- A linha vertical parece um poste!
- A linha oblíqua parece um escorrega!
E ainda linhas onduladas... como as ondas do mar!
E linhas quebradas... como as montanhas!
Linhas abertas e linhas fechadas... como o sol!
Até as letras são feitas de linhas!
Tantas descobertas sobre linhas nesta conversa da manhã 👏

Depois do lanche a Marta, da história da semana passada, enviou-nos um desafio! 
Como fomos tão bons cabeleireiros a fazer o seu penteado de três totós, mandou-nos uns amigos que precisavam de ajuda para pintar e cortar o cabelo, tal como fazem os cabeleireiros. 
E foram muitos os que quiseram ajudar:
Foi necessário colorir o cabelo a gosto e depois cortar, seguindo as linhas retas, quebradas ou onduladas... e levando a tesoura, como se fosse um carrinho, pela estrada que era cada fio de cabelo. 
E foi assim que, a brincar, estivemos a recortar!
Como vimos no livro, as linhas também servem para coser...
- Como tu coseste no outro dia a cortina da cozinha de lama! Mas coser é difícil...
- Não é nada, só temos de aprender!
E então, usando materiais que tínhamos na sala (sobras de tapete de plástico almofadado e lãs) estivemos a aprender a alinhavar e com muito sucesso. De tal forma que amanhã queremos continuar!

Entretanto, nas áreas, um pouco de tudo 😉
Na casinha brincava-se aos pais e aos médicos, no quadro aos professores e às escolas, na biblioteca aos fantoches e também houve quem, no meio de tanta animação, preferisse apenas desenhar, ou ir visitar a área da paz...
A tarde foi, mais uma vez, passada no exterior: as brincadeiras no parque e na areia estão cada vez mais colaborativas. Na cozinha de lama, esperava-se um almoço que tardava, mas lá acabou por chegar pelas mão do cozinheiro LP, que trouxe a comida e do pasteleiro C., que trouxe o bolo de sobremesa.
Aos poucos, vão-se observando parcerias novas, cumplicidades imprevistas e brincadeiras colaborativas onde estas não costumavam existir 💗 (e é tão bom!)
A amizade sai assim reforçada, como se pôde observar durante o momento pós-lanche, em que estivemos a conhecer algumas das partilhas feitas no âmbito da Semana Aproximar do nosso Agrupamento.

No âmbito das ações de interação entre grupos/turmas, ao redor da mesa grande assistimos ao trabalho da turma do 1º ano do prof. Moreno, da Escola do Cabedelo, que criou uma história em vídeo durante o segundo confinamento.
Assim terminamos este primeiro dia da semana, com a confiança de que amanhã haverá mais... beijinhos virtuais 😘

Comentários