O nosso dia...

De volta para mais uma semana, hoje vamos partilhar como se organiza o nosso dia! 
Ao entrar na sala, há algo que não esquecemos: de marcar cada um a sua presença.
Na habitual reunião de grande grupo ao início da manhã, fizemos o que sempre fazemos quando a família da escola está toda reunida:
  • Conversamos sobre o fim de semana e partilhamos o que quisemos sobre o que fizemos.
  • Recordamos como terminou a semana anterior, falamos sobre a importância da nossa voz e também acerca das ideias que alguns já registaram para o Dia da Mãe.
  • Fizemos as nossas rotinas diárias: distribuímos as tarefas e tratamos de as desempenhar: cantamos juntos a canção escolhida pelo responsável para desejar Bom Dia; contamos as crianças presentes: meninas e meninos separadamente e depois todos juntos; preenchemos o Quadro do Tempo, onde assinalamos o ano, a estação do ano e o mês em que estamos, o dia do mês e da semana e como está o tempo atmosférico.
Antes do lanche da manhã, na Hora do Conto hoje tivemos oportunidade de conhecer esta história em vídeo: 

Veio mesmo a propósito, pois abordava duas das coisas que estivemos a conversar...
Concordamos com o pequeno pinguim, porque também não gostamos nada quando a mãe grita... ou quando grita outra pessoa qualquer... a verdade não fica mais verdadeira por alguém a dizer mais alto!
Recordamos onde tinha ido parar cada bocadinho do corpo do pinguim e conseguimos referir todos os locais 😊 e ficamos felizes por a história ter terminado bem: o pequeno pinguim voltou a ficar inteiro e a mãe pediu desculpa e prometeu não gritar mais.

Mas era hora do lanche e, preparados para a sua tarefa de distribuição dos saquinhos ao redor da mesa grande, estavam já os dois responsáveis, que trataram de o fazer. Só depois das barriguinhas cheias com uma peça de fruta nos dedicamos a fazer o desenho para o livro de aniversário do LB, pois é esse o presente que costumamos oferecer a quem faz anos, para guardar de recordação dos amigos do jardim de infância.

Depois cada um dirigiu-se ao Quadro de Atividades, onde coloca o seu cartão na área para onde pretende ir, decidindo o que quer fazer, com o quê e com quem... é o tempo de atividades e projetos, em que nos distribuímos pelas diversas áreas da sala, dando cumprimento ao que planeamos.
"Na parte da manhã, após um acolhimento coletivo as crianças planeiam atividades e projetos que irão levar a cabo individualmente ou em pequeno grupo, estabelecendo desta forma contratos e planos de trabalho.” (Assunção Folque)

E estas foram algumas das áreas de atividades hoje escolhidas...
- Nós temos de terminar a pintura com fita crepe!
Em par, a isso se dedicaram a D. e a CC.
- Eu quero jogar este jogo dos botões! Ajudas-me? - perguntou a IR.
E lá estivemos a identificar cores, a contar os buraquinhos dos botões e a associar a sua quantidade aos algarismos, a fazer enfiamentos e a aprender como fazer padrões seguindo a figura 😍
Ali mesmo ao lado, houve quem conseguisse montar puzzles grandes sem dificuldade e também quem estivesse a escrever com as letras magnéticas...
Construções com areia cinética e com lego (- Olha o meu barco, tão grande! - mostrou o S.) e atividades de recorte e colagem, que são muito apreciadas por estes dois meninos.

Ainda terminamos mais um "tapete" de alinhavos, brincamos na casinha das bonecas e na ´+area da Paz o LP esteve quase todo o tempo a pintar uma mandala...
Este tipo de atividade autodirigida, parte da iniciativa de cada criança, sendo a própria a decidir como vai fazer, o que precisa, onde e com quem.

E quando se aproxima a hora de almoço, um responsável toca a campainha... é o sinal combinado para arrumar...

Todos se dedicam a arrumar os espaços onde estiveram e os materiais que usaram, reunindo-se de novo ao redor da mesa grande, desta vez para registar em Diário de Grupo, O que fizemos, O que gostamos, O que não gostamos e O que queremos fazer...
O responsável traz os diários para a mesa e vão-se preenchendo, um de cada vez, à medida que cada um pede a palavra. Já sabemos que temos de falar um de cada vez, para nos conseguirmos escutar!

Quando terminamos o preenchimento normalmente é hora de ir para a cantina, sendo que um responsável chama um de cada vez, para se dirigir para lá sozinho e sem confusões... mas quando sobra tempo, costumamos pedir para fazer uma meditação:
E vamos todos bem calmos e relaxados para a nossa refeição.

Quando termina, após a higiene, é tempo de recreio ao ar livre! Hoje foi assim:
Brincadeiras na areia nunca são demais...
Habilidades no parque... hoje foi no escorrega: lá vai 1, lá vão 2, lá vão 3... lá vão muitos e até de cabeça para baixo!

O JP trouxe um pião para mostrar aos amigos o que o avô lhe ensinou: isso mesmo, a lançar o pião! Não é nada fácil, mas ele já leva jeito 😉
Depois da higiene, ao lanche da tarde houve festa e comemoramos todos juntos o aniversário do LB, com bolinho caseiro (feito pela Patrícia) parabéns, palmas e foguetes!
Foi assim o nosso dia e é mais ou menos esta a nossa dinâmica diária, sempre aberta e flexível perante novas ideias, propostas ou desafios...

"O tempo educativo tem uma distribuição flexível, embora corresponda a momentos que se repetem com uma certa periodicidade. A sucessão de cada dia, as manhãs e as tardes têm um determinado ritmo, existindo, deste modo, uma rotina que é pedagógica porque é intencionalmente planeada pelo/a educador/a e porque é conhecida pelas crianças, que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do/a educador/a ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual." (OCEPE, 2016:27)

Procuramos dar vez e voz a todas as crianças, que todos os dias têm oportunidades de escolher, decidir, planear, executar e avaliar e, também por isso, a nossa escola é Amiga da Criança 😍

Uma Educação Pré-escolar amiga da criança é aquela "que incentiva a criança a perguntar porquê, em que ela está livre no seu espaço, a fazer o que mais gosta. Brinca se lhe apetecer, dorme se lhe apetecer e tem sempre alguém com uma mão estendida pronta para a apoiar. Dá-lhe segurança, ajuda-a a confiar nos adultos, nesta vida que está a começar longe da família. Há regras, mas não de mais. Deixa-as viver e crescer cada uma ao seu ritmo. O pré-escolar influencia as crianças a brincar, incute-lhes a alegria de aprender brincando. Não tem de ensinar a letra A nem a B. E no pré-escolar não pode haver a ideia de que as crianças fizeram mal, se pintam o telhado de amarelo não está mal, terão a sua lógica. A nossa tendência é de pensar que estamos cá para os formatar, de condicionar o pensamento deles, a criatividade e a escola não pode ser isso.” (Jorge Ascensão)

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