Para ficar no exterior, à chuva, tivemos de proteger melhor a nossa cozinha de lama, dai a decisão de utilizarmos plástico nos bancos, na toalha da mesa e na cortina, para substituir o tecido original que ficaria todo encharcado... então hoje pusemos mãos à obra!
Houve que retirar todo o tecido para colocar o plástico e também fazer a bainha da cortina. Para isso precisamos de ajuda dos adultos, porque era preciso utilizar a pistola de agrafes; primeiro a Lídia, durante a manhã e, já de tarde (pois os agrafes acabaram e foi preciso ir comprar), a Ira e as nossas educadoras a ajudar...
- Estás a coser com a mão? A minha avó também cose com a mão!
- E cose assim, como eu?
- Não ela cose doutra maneira, tu parece que fazes formiguinhas... só que são brancas!
Sabemos que o plástico não é um material muito amigo do ambiente mas, neste caso, vai permitir-nos salvaguardar os materiais que vão ficar expostos ao tempo e, em simultâneo, tornamo-los mais fáceis de higienizar, o que é muito importante para que os possamos continuar a utilizar.
O LP hoje trouxe um tacho e duas cafeteiras para enriquecer o espólio! E que contente que ele vinha...
O tecido que saiu dos bancos ficou um pouco esfarrapado, mas demos-lhe logo bom uso...
Eram apenas 3 farrapos mas, nas nossas mãos, num instante tornaram-se outras coisas bem mais interessantes: um rabo de raposa para o jogo de correr e puxar; uma mantinha para o bebé que estava a dormir; um carapuço para jogar às escondidas (sem fazer batota a fechar os olhos) e também um apagador para limpar os quadros das ementas quando estão cheios 😂
A isto chama-se criatividade 💗
E acontece espontaneamente quando os adultos permitem... facilitam... disponibilizam materiais diversificados (principalmente os não-estruturados), observam, documentam e valorizam!
"O educador promove o envolvimento ou a implicação da criança ao criar um ambiente educativo em que esta dispõe de materiais diversificados que estimulam os seus interesses e curiosidade, bem como ao dar-lhe oportunidade de escolher como, com quê e com quem brincar.
Assim, a criança desenvolve os seus interesses, toma decisões, resolve problemas, corre riscos e torna-se mais autónoma. Também, ao brincar, a criança exprime a sua personalidade e singularidade, desenvolve curiosidade e criatividade, estabelece relações entre aprendizagens, melhora as suas capacidades relacionais e de iniciativa e assume responsabilidades." (OCEPE, 2016:11)
Houve ainda as habituais brincadeiras no parque e na areia...
Na sala continuamos às voltas com os bolsos da Marta, pois havia mais quem quisesse fazer o seu...
- Olha, o azul com o rosa faz roxo! - disse a E.
- Como foi que descobriste?
- O meu papel é azul e a caneta era rosa, olha como ficou o meu nome... roxo! Agora vou experimentar vermelho. Gostas de vermelho?
- Gosto, sim. Eu gosto de todas as cores.
- Olha, o vermelho com azul fez castanho! Na folha azul as cores mudam!
Hoje nasceram bolsos azuis e laranja e o espanto com a mudança das cores foi igual...
Já tínhamos visto que a Marta precisava de uma cara, de mãos e de pernas/pés. A CS e a BT puseram as suas mãozinhas a mexer, contornando uma com a outra e recortaram, fazendo as duas mãos que precisavam para a Marta. Depois usamos cartão para fazer a cabeça e colocamos o cabelo de lã.
- Temos de lhe fazer 3 totós! Um em cima e dois do lado... parecem tranças!
- E desenhar a cara, com óculos!
- Ela usa um colar e os brincos de argolas...
Não estivesse já na hora de arrumar e a Marta hoje ficava completa 😊Entretanto nas outras áreas... um treino espontâneo de espargata, muitas colagens e uma pintura especial...
- Anda ver a minha Arte! - chamou a BT.
- A tua Arte ?
- Sim, é esta pintura do sol, vês? Tem isto á volta e salpicos de cores!
Uma obra de arte, sem dúvida!
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