Planificar o emergente...

Num currículo emergente, a aprendizagem ativa das crianças é a base da planificação e da avaliação. Assim, para que se possam ter em conta as necessidades e os interesses de cada criança e do grupo, a planificação (mais do que um conjunto de propostas trazidas pela educadora) tem de ser feita diariamente com as crianças, pois só assim se podem dar as respostas necessárias à concretização dos seus intuitos.

Foi o que aconteceu hoje. A hora do conto habitual das segundas-feiras, foi substituída por um momento de jogo em grande grupo, a propósito de uma proposta trazida informalmente pela CS, que hoje regressou cheia de saudades: era apenas um gancho de cabelo, que escondia numa das mãos atrás das costas, pedindo aos colegas para adivinhar em que mão estava...

Observando e escutando o que se passava foi a vez da educadora, como elemento do grupo, ampliar a proposta e lançar um jogo que envolvesse mais elementos do grupo e que, ao mesmo tempo, trabalhasse aspetos a necessitar de melhoria e se enquadrasse num projeto eTwinning em que estamos envolvidos desde o ano letivo passado, o "Attention, please!"
Trata-se de um jogo muito simples, com recurso a 3 copos e 1 bola que se esconde num deles, sendo que depois se baralham os copos, trocando de posição várias vezes em cima da mesa. Cabe ao restante grupo observar atentamente e acertar em qual dos 3 copos está escondida a bola! Agora vamos partilhá-lo com os nossos parceiros europeus de Itália, Grécia, Bélgica, Turquia, Albânia e Polónia.


Todos quiseram experimentar, ora como escondedores, ora como adivinhadores...  por isso os planos para este momento de reunião do grupo tiveram de ser alterados, em resposta ao interesse das crianças. E é isso mesmo que preconizam ambas as versões das OCEPE:

"Planear não é, assim, prever um conjunto de propostas a cumprir exatamente, mas estar preparado para acolher as sugestões das crianças e integrar situações imprevistas que possam ser potenciadoras de aprendizagem." (OCEPE, 2016: 15).

O planeamento realizado com a participação das crianças permite ao grupo beneficiar da sua diversidade, das capacidades e competências de cada criança, num processo de partilha facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas e de cada uma” (OCEPE,1997:26). 

A hora do conto ficou então para amanhã e a manhã prosseguiu com a abertura de dois presentes que a D. trouxe para a nossa sala, para todos nós usarmos... 

Foram dois jogos calmos, um de enfiamentos e laçada e outro de memória, que foram enriquecer ainda mais a área dos jogos de mesa. Muito obrigada à família da D., que ontem esteve de parabéns pelo seu aniversário e ofereceu este presente a todos nós! Sendo dia da sua festa na escola, dedicamo-nos aos desenhos para o livro de aniversário:

Começa a ser frequente, nesta situação, pensarmos sobre o que o aniversariante gosta, para adequarmos os nossos desenhos a isso mesmo... e chegamos mesmo a ir perguntando se gosta, enquanto o fazemos. A isso chama-se empatia 😍

Nas áreas, começamos a dedicar-nos a mini-projetos individuais, com recurso à pintura e ao desenho.
Mas não faltaram as brincadeiras... nem os biscoitos (deliciosos e muito bem moldados) feitos de areia cor de rosa para a professora 😋
Aliás, hoje especialmente os mimos foram mais do que muitos 💗
Em que outra profissão se recebe um pernaço, logo à chegada, acompanhado de um "amo-te!"?
E logo de seguida mais braços se aproximam e outras bocas expressam também as suas emoções de uma forma espontânea e sincera: tive saudades tuas, eu gosto de ti, eu adoro-te!
Não há nada igual

Lá fora, a horta requereu a nossa atenção. Depois destes dias de chuva, como estava bem regadinha, as ervinhas fartaram-se de crescer e houve que as arrancar... mas primeiro há que aprender a conhecê-las, para não arrancarmos outras plantas! E que crescidas estão as nossas culturas, alface e tomate-cereja!
A tarde trouxe consigo muita brincadeira no espaço natural maravilhoso que a nossa escola tem...

O menu de hoje na cozinha de lama foi um pouco estranho: bolo de bolacha e... slime!
O dia terminou cá fora, a pedido da aniversariante 👸
Foi por isso no no exterior que lhe cantamos os parabéns e comemos o bolo de limão que a Patrícia fez e que estava muito bom😋
E por hoje é tudo. Amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários