Romero Britto e a sua arte... uma inspiração bem colorida!

O dia começou com conversas em torno daquilo que, individualmente, cada um de nós decidiu fazer para a sua mãe, a propósito do Dia da Mãe que está a chegar... são os mini-projetos a que nos temos dedicado e que hoje receberam uma inspiração artística 😉

A hora do conto de ontem passou para hoje e foi esta a pequena história que serviu de provocação para uma conversa sobre as mães...

Logo nos dispusemos a ajudar a menina a perceber para que servem as mães...

- Para cuidar das crianças, dos filhos
- Para ir dar uma caminhada, ou um passeio
- Para os filhos não se magoarem, as mães protegem
- Para ajudar os filhos
- Para pegar em coisas pesadas, porque nós não podemos
- Para por a mesa
- Para contar histórias para adormecermos
- Para arrumar a casa: apanhar os brinquedos do chão, arrumar a cama e a roupa
- Para dar abraços e beijinhos
- Para cozinhar e lavar a louça
- Para ajudar a dar banho
- Para cantar
- Para sentir amor
 💗

E quando iniciamos as rotinas diárias, ao distribuir as tarefas usamos uma nova estratégia: os nomes das mães! Todos sabemos o nome das nossas mães 😊

Em tempo de atividades e projetos dedicamo-nos a cumprir os planos estabelecidos por cada um...

Enquanto outros davam conta de outras atividades nas áreas, em simultâneo, algumas delas envolvendo escrita espontânea…
"A aprendizagem da linguagem oral e escrita deve ser concebida como um processo de apropriação contínuo que se começa a desenvolver muito precocemente e não somente quando existe o ensino formal. (...) Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que, por isso, ao entrarem para a educação pré-escolar não tenham já algumas ideias sobre a escrita. 
Assim, há que tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar e utilizar a leitura e a escrita com diferentes finalidades. Não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança. Esta abordagem situa-se numa perspetiva de literacia, enquanto competência global para o uso da linguagem escrita, que implica utilizar e saber para que serve a leitura e a escrita, mesmo sem saber ler e escrever formalmente." (OCEPE, 2016:66).

O tempo ao ar livre foi, como sempre, bem aproveitado!
Para além da enorme variedade de menus, agora temos serviço de Take-away, como podem observar pela foto da primeira cliente a receber o almoço em casa 😂
As pizzas são caseiras, amassadas à mão e os cozinheiros abundam, de tal forma que, às vezes, alguns têm de cozinhar no chão!
De tarde voltamos à sala para, pegando nesta inspiração de Romero Britto, usar a sua forma de desenhar para tentar representar as mães..

Identificamos as principais caraterísticas da sua Arte:

- Contornos a preto, grossos
- Muitas cores fortes
- Uso de padrões

E visualizamos num vídeo o processo de elaboração de um desenho como Romero Britto, identificando 3 etapas e observamos atentamente como ele desenha uma cara:
A isso nos dedicamos depois com agrado:
1. Desenhamos tudo a lápis

2. Contornamos depois a preto

3. Colorimos com cores fortes

Cada um ao seu gosto, á sua maneira...

Os mais pequenitos também tentaram 👍
Alguns ainda não terminaram... mas amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

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