Muitas vezes o nosso dia começa com a partilha em grupo dos sonhos que tivemos durante a noite... ou os pesadelos 😖 que também acontecem! Por isso a nossa educadora trouxe um apanhador de sonhos, para nos livrarmos daqueles que não queremos recordar e foi assim que o dia começou hoje... xô sonhos maus!
A conversa abordou a organização familiar das abelhas dentro da colmeia.
Quem faz parte dessa família?
- A abelha rainha, que é só uma em cada colmeia!
- O zangão!
- Na colmeia há mais do que um zangão, há vários...
- E as outras abelhas...
- Sim, as abelhas operárias, que são muitas!
Então resolvemos usar a colmeia que o DP ajudou a fazer, para aí representar os 3 tipos de abelhas que vivem numa colmeia. A D. sugeriu usarmos rolhas para as criar e começamos por escolher os tamanhos, pois verificamos que a abelha-rainha e os zangões são um pouco maiores do que as abelhas-operárias...
Quem quis escolheu e fez a sua abelha...
E a nossa família ficou assim:
Em cima a rainha e os zangões e mais em baixo as operárias...
O zangão deu o mote para um desenho colaborativo no quadro branco...que foi explicado ao grupo pelos seus autores:
E também deu o mote para a primeira criação musical da Sala 1, uma canção inédita, criada pela D.
- 1 zangão, 2 zangões, 3 zangões, 4 zangões, 5 zangões...
- É sempre assim a tua canção?
- É, mas só até chegar ao 10!
- E quando chegar ao 10, o que acontece?
- Pode contar para trás... 9 zangões, 8 zangões, 7 zangões, 6 zangões...😂
E assim, de forma divertida, descontraída e por iniciativa da criança se trabalham competências matemáticas como a sequência numérica, a contagem numeral e ordinal e a contagem decrescente 👌
O interesse pelas pulseiras manteve-se vivo, mas evoluiu... da colocação aleatória das contas, para a procura das letras do nome e sua ordenação:
Assim, mais uma vez por iniciativa das crianças e de forma divertida, abordou-se a escrita e as suas convenções: reconhecer letras e aperceber-se da sua organização em palavras, aperceber-se do sentido direcional da escrita e estabelecer relações entre a escrita e a mensagem oral.
Nas áreas, a animação habitual. O S. continua muito interessado nos barcos, que gosta de construir, cada vez mais de forma colaborativa, com amigos com o mesmo interesse...
A tarde começou com um desafio👍
A abelha rainha precisava de distribuir as abelhas pelas flores, mas teria de haver sempre um número igual de abelhas em cada flor! Como fazemos isso com 8 / 6 / 4 / 2 abelhas em 2 flores, ou com 8 / 7 / 6 /5 / 4 / 3 abelhas e 3 flores? Foi o que estivemos a experimentar...
"Resolver e inventar problemas são duas formas facilitadoras do processo de apropriação e de integração das aprendizagens matemáticas. Dado que muitas crianças têm dificuldade em resolver problemas apresentados apenas oralmente, é importante que sejam apoiadas na representação das situações-problema utilizando objetos ou desenhos. (...) Assim, a resolução de problemas é facilitada, não só pela sua concretização, mas também por a situação-problema ter significado para a criança, ao decorrer de uma situação ou projeto em que esteja envolvida." (OCEPE, 2016:75)
E depois de resolvidas várias situações passamos ao registo, que coloca um desafio acrescido...
Cada um (grandes e alguns médios que quiseram) encontrou a sua forma de representar, com recurso a algarismos, símbolos ou desenhos. O que importa é que nos sintamos competentes para lidar com noções matemáticas e resolver problemas!
Nesta nossa "colmeia" a vida é como a matemática:
A alegria é somada, a tristeza é diminuída, o entusiasmo é multiplicado e os problemas divididos 😍
E amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘
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