Da Arte com Natureza, à natureza com Arte

A nossa semana começou na terça-feira, com a história da Maria Castanha contada pela Beatriz e um passeio de outono, procurando elementos naturais para emoldurar ao gosto de cada um, na sua moldura autocolante...


Com pétalas, folhas, flores, pauzinhos, pedrinhas e pinhas cada um preencheu a sua, dispondo os elementos no espaço disponível; todas juntas, estas molduras cheias de natureza deram origem a um bonito "vitral natural", que agora dá um colorido outonal à janela da casinha das bonecas...

A meio da manhã o toque da campainha alertou-nos: estava na hora do simulacro "a Terra treme", um exercício cívico de prevenção em caso de sismo! E nós protegemo-nos logo debaixo das mesas, até o toque parar e o "sismo de faz-de-conta" terminar.

Os elementos naturais, abundantes no nosso espaço exterior, foram novamente usados, desta vez para uma atividade musical... com eles enchemos garrafas, fazendo maracas com sons diversos, que escutamos, comparamos e agrupamos.

O dia terminou com a festinha de aniversário da .L que completou 4 anos, segundo ela, "no dia de todos os santos"

Nesta quarta-feira dedicamo-nos a criar e a decorar as caixinhas para colocarmos as castanhas quentinhas que sairão da fogueira, no dia do Magusto. 

Trabalhamos em pequenos grupos, enquanto a nossa educadora começava a implementar o Projeto DesenrOLA, realizando o "jogo de linguagem" com um de cada vez.
Brincamos nas áreas e fizemos construções com um novo jogo.

E, por falar em jogos, a tarde foi dedicada à Educação Física, no exterior!

Começamos o dia de quinta com uma aula de música conjunta com a sala 2...

Continuamos as tarefas e brincadeiras habituais, que incluíram terminar as caixinhas das castanhas e alguns desafios novos em forma de jogos de mesa...


À tarde, na companhia da educadora Daniela, exploramos uma nova técnica de pintura, a de sopro , para criar fogueirinhas como a do Magusto, com recurso também à colagem de pauzinhos que apanhamos lá fora!

Mais obras de arte naturais...


Terminamos a semana com o dia das surpresas de casa, desta vez com mais uma "surpresa viva": um cãozinho muito fofo, de seu nome Johnny, trazido pela família do L.

Dedicamos grande parte da manhã a fazer e a organizar as produções semanais (pinturas, desenhos e colagens são colocados ora nas capas, ora nos portefólios, conforme decidimos) e brincamos lá fora antes da chuva chegar...

De tarde, os mais pequeninos tiveram também a sua oportunidade de fazer fogueirinhas de são Martinho, com recurso à colagem e à pintura de sopro.

Segunda-feira será o Magusto... bom fim de semana!

Comentários