Experimentar para aprender!

Metodologias ativas são processos de aprendizagem em que as crianças participam ativamente da construção do seu conhecimento. Por isso há que experimentar para aprender!

Aqui pela nossa colmeia a vida continua animada 😍
Hoje o dia começou explorando o processo da polinização através de uma pequena maquete que a nossa educadora preparou... a abelha é uma pinça, que leva as bolinhas de pólen dos estames de uma flor para os estigmas de outra:
Mas amanhã iremos melhorá-la 😉 não é fácil a pinça segurar as contas, elas escorregam muito!

Quais abelhinhas trabalhadoras, não paramos de concretizar as novas ideias que vão surgindo... as abelhas nascem por todos os lados, todas diferentes, cada uma ao jeito do seu criador!

A CS decidiu criar uma grande abelha rainha e esteve a colocar-lhe a coroa e outros pormenores que uma rainha deve ter... como maminhas, por exemplo 😂

A CCos., mesmo ali ao lado, não se deixou influenciar, tinha a sua própria ideia e levou-a até ao fim 👌 nem do ferrão se esqueceu!
- Sabias que as abelhas morrem depois de picar? - perguntou o DP.
- É verdade, depois de sair o ferrão, a barriga  rompe e a abelha morre.

A CCor., a IV e a A. ao verem, também decidiram criar as suas abelhas, mas como optaram pela pintura, tiveram de as deixar a secar e ainda não estão terminadas.
Já o DP optou por outro tipo de material, usou chenille e contas, fazendo o enfiamento do padrão da abelha: amarelo, preto, amarelo, preto!
Ao ver isto, houve quem começasse a usar o chenille e as contas para outras coisas... é a iniciativa e a autonomia em ação!
Não tardaram a aparecer pulseiras e anéis...
Tanta criatividade! Será do mel?
Pois, é que hoje houve que preparar outra vez mel com bolachas para o lanche... a pedido!
- Eu nunca tinha provado mel! - confessou a B.

Em simultâneo, nas restantes áreas da sala, dava-se cumprimento ao que cada um decidiu fazer...
O recorte e a colagem foram contagiosos... há dias assim!
Construções com materiais diversos...
Desenhos no quadro branco para explorar as novas canetas de cores diferentes...
- Olha, Juca, eu estou a fazer um padrão no telhado, vês? Azul, preto, vermelho, azul, preto, vermelho!
Na mesa grande explorava-se outro material novo de desenho: lápis de cera com formas (de anel e de animais). Até fizemos torres de anéis!
A modelagem e a pintura também estiveram no ativo.

Ainda foi possível ir um bocadinho lá fora e, quando a chuva voltou, brincamos no alpendre, com os jogos pintados no chão...
No período da tarde, exploramos o outro processo que as abelhas usam na sua magia:
- Com o pólen fazem a polinização!
- Sim, para criar novas sementes e assim se reproduzem muitas plantas que nos dão alimento, a nós e aos animais!
- Com o néctar, fazem o mel! 
- Mas como é que as abelhas retiram o néctar das flores?
- Com a língua!
Então toca a experimentar: o conta-gotas era a abelha, com uma língua muito comprida 😁o frasquinho era a flor e o líquido amarelo o néctar. Assim aprendemos a fazer o que fazem as abelhas: chupar o néctar, leva-lo para os favos e despejá-lo lá, isto é, aprendemos a transferir líquido!
Gota a gota, todos quisemos experimentar... parecemos mesmo um enxame de abelhinhas, muito criativas e trabalhadoras!

O projeto de investigação sobre "a Magia das Abelhas" está a tornar-nos especialistas no assunto, do qual falamos já com desenvoltura. Através dele estamos a trabalhar a Área do Conhecimento do Mundo, que "é uma área em que a sensibilização às diversas ciências é abordada de modo articulado, num processo de questionamento e de procura organizada do saber, que permite à criança uma melhor compreensão do mundo que a rodeia" (...) "Interrogar-se sobre a realidade, definir o problema, para decidir o que se quer saber e procurar a solução, constitui a base da metodologia científica. O desenvolvimento da área do Conhecimento do Mundo assenta no contacto com a metodologia própria das ciências para fomentar nas crianças uma atitude científica e investigativa. Esta atitude significa seguir o processo de descoberta fundamentada que carateriza a investigação científica." (OCEPE, 2016:86)

O mesmo fizemos ao chegar, logo de manhã, quando observamos como estava a torre de líquidos e vimos que agora tinha apenas 3 camadas e não 4...
Chegamos às seguintes conclusões:
- O mel não se misturou e continua no fundo da torre e da mesma cor;
- O óleo continua em cima, mas mudou de cor, agora está branco!
- No meio está o detergente e a água misturados!
- Mas como sabem que o líquido cor de laranja é o detergente e a água misturados?
- Porque a água estava vermelha e misturou-se com o detergente amarelo. Vermelho com amarelo faz laranja!

Aqui fica a explicação científica para esta experiência:


E pronto, amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

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