Não conseguimos evitar... de aprender!

Um novo dia, uma nova semana e um novo mês, que começaram perfumados por uma rosa trazida pelo S., daquelas com um cheirinho tão bom e intenso quanto a sua cor, que não resistimos em experimentar com todos os sentidos 👃👀✋
E não conseguimos evitar de aprender a apreciar a sua cor com a visão, o aroma com o olfato, a maciez das pétalas e como picam os espinhos com o tato...
E veio mesmo a propósito da conversa que tivemos (logo após partilharmos como foram os Dias das Mães lá por casa e o divertido que foi ver as mães a fazerem a gincana! Temos muitas atletas, já que cambalhotas não faltaram 😂. O melhor de tudo é que foram momentos para guardar num lugar bom do coração💖).

Voltando à conversa, na sexta-feira passada, a B. e a CCor. perguntaram porque é que o nosso Jardim Mágico das Flores se chama assim e hoje havia que satisfazer essa curiosidade:
Foi esse o nome escolhido pelo grupo da altura, através de uma votação. A ideia foi de um primo do S., o MP.
- Mas porque é que o jardim é mágico? Ele não faz magia nenhuma...
- Ai isso é que faz! Todos os jardins fazem magia, vocês não sabiam? E para fazerem a magia de que falo, precisam da ajuda de uns animaizinhos que lá vivem... são pequeninos, têm asas e alimentam-se das flores!

Surgiram então diversas ideias, algumas um pouco ao lado (como leões e macacos 😁) e outras mais acertadas: bichinhos de conta, borboletas, toupeiras, pássaros e abelhas... 
- Abelhas! É verdade, vocês acertaram, são elas que fazem a magia! O que é que vocês sabem sobre as abelhas?
Já sabíamos tantas coisas... que o melhor foi escrever, para não esquecer e depois ilustrar, pois claro!


E não conseguimos evitar de aprender sobre o mundo físico e natural, identificando caraterísticas diferentes nos seres vivos; e sobre as artes visuais, desenvolvendo capacidades expressivas.

Agora, a magia que acontece no jardim vai dar origem a um projeto de investigação... pois se há muito que já sabemos, há ainda muito para descobrir!
E não conseguimos evitar de aprender a questionar, a adquirir a capacidade de fazer escolhas, de tomar decisões e de assumir responsabilidades, a cooperar com outros no nosso processo de aprendizagem.

Estando a iniciar um novo mês também iniciamos o tratamento das presenças e faltas do Mapa de Abril, e decidimos que, desta vez, iriamos usar canetas-carimbo e autocolantes para construir os gráficos de barras:
E não conseguimos evitar de realizar aprendizagens diversas...
Matemática: identificar quantidades através de diversas formas de representação; memorizar a sequência numérica até 20; seguir uma linha reta e fazer correspondência termo-a-termo; identificar o último termo da contagem como o total de presentas ou faltas; utilizar gráficos simples, para organizar a informação recolhida.
Abordagem ao código escrito: reconhecer o nosso nome e o dos colegas, apercebermo-nos do sentido direcional da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo).

No tempo dedicado a atividades e projetos decidimos o que fazer, como e em que áreas...
Nos jogos de chão houve construções com Lego, criou-se um barco com o jogo magnético e o jogo dos Clicks deu azo a diversas descobertas: outro barco, da autoria do S. que os adora! E uma espécie de cadeira de baloiço especial...
Pois, a cadeira escondia dois padrões matemáticos de cores ABAB e as laterais foram escolhidas para combinar com esses padrões...
E não conseguimos evitar de aprender ainda mais sobre matemática, reconhecendo e operando com cores, descobrindo e referindo propriedades e identificando padrões.

Mas então reparamos que com estas peças se podem fazer letras! 
Não só uma, mas de uma se faz outra...
E não conseguimos evitar de aprender ainda mais sobre o código escrito: reconhecer letras e apercebermo-nos da sua associação a palavras.

Depois do almoço, o tempo no exterior é livre e, ao nosso dispor, estão recursos naturais como água, areia, terra, pedrinhas, pauzinhos, folhas, árvores, relva, flores, recursos lúdicos como os equipamentos do parque infantil, as casinhas e a cozinha de lama... e companhia 😉 
Brincamos e aprendemos melhor uns com os outros 😍
E não conseguimos evitar de aprender sobre o mundo físico e natural, descobrindo semelhanças e diferenças e experimentando como se misturam os diversos materiais, procurando explicações para os fenómenos que observamos...

E brincamos, interagimos, conversamos, negociamos, resolvemos problemas e disputas, alternamos a vez, partilhamos materiais e equipamentos...
E não conseguimos evitar de aprender a saber cuidar de nós e da nossa segurança e bem-estar, a adquirir a capacidade de fazer escolhas e tomar iniciativas, a desenvolver o respeito pelo outro e pelas suas opiniões, a ser capaz de ensaiar diferentes estratégias para resolver dificuldades...

Como veem,  por cá a aprendizagem é algo que não conseguimos evitar!
E amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘

Comentários

  1. Excelente "diário de bordo". Apesar de ser docente do 1 ciclo adoro ler as vossas reflexões e sinto-me inspirada a levar algumas das vossas práticas para a minha sala de aula ( 2 ano). Grata. Continuem a inspirar😉🌻

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