Terminamos mais uma semana com a habitual organização das produções individuais e consequente tomada de decisão sobre o seu destino: capa ou Portefólio. A todos os que ontem não vieram ainda contamos o que fizemos no Dia de Aulas ao Ar Livre e depois estivemos a concluir dois miniprojetos em curso, no âmbito da magia das abelhas: o Hotel das Abelhas, que já ficou pendurado num raminho da árvore...
Mesmo ao lado do bebedouro de insetos, que estivemos a verificar, não fosse ter água a mais ou a menos... aí colocamos também as flores de cartolina que fizemos, para observar se as abelhas se deixam enganar, ou se são inteligentes!
E acabou por ser nessa mesma zona que a equipa formada pelo JP, o LP e o R., quis colocar o túnel para a corrida das abelhas, isto depois de passarem a manhã a acrescentá-lo... usando cartão, agrafador, massas e fita crepe, sozinhos.
- Vamos por assim umas curvas, para elas entrarem por um lado e saírem pelo outro!E lá transportaram esta instalação artística com muito cuidado, prendendo-a à rede com molas da roupa!
Está tudo ansioso por ver o que haverá por aqui na próxima semana... 😄 oxalá não chova!
Aproveitamos para fazer a manutenção da nossa horta, cavando e retirando ervinhas...
A cobertura do acesso à escola está quase pronta. Foi o que observamos enquanto brincávamos no exterior, antes da Patrícia fazer uma barrela de mangueira à cozinha de lama. Estava mesmo a precisar!
Na sala, ocupamo-nos com os desenhos da família que ainda faltavam e observamos os que já estavam prontos. Reparamos como há meninos que desenham bonecos com corpo-palito e outros que desenham o tronco, os braços e as pernas com mais pormenores. E essa observação foi o suficiente para que alguns pensassem melhor sobre como fazerem a figura humana nos seus desenhos...
O desenho esteve mesmo em alta no dia de hoje, em vários suportes e com diversos materiais...
Os desenhos a 4 mãos que fazemos no quadro branco geralmente dão origem a comunicações, como foi o caso do da BT e da E., que o apresentaram ao grande grupo.
As construções de hoje não incluíram torres altas mas, na área dos projetos, houve outros engenheiros que criaram com pauzinhos e ataches pequenos artefactos articulados!
E o que se divertiram a pô-los em movimento!
As massinhas que sobraram da construção do Hotel de Abelhas estão também a ser utilizadas de forma criativa, até foram as de canelones que deram origem ao túnel da corrida das abelhas 😋"Quando as crianças brincam podem formar as suas ideias e testá-las sem que alguém interfira. Por vezes, usam a brincadeira para porem à prova ideias estapafúrdias e coisas malucas que gostavam de ter na sua vida.(...) O fantástico é que, quando há brincadeira livre, este processo mental é testado num ambiente seguro e protegido, no qual as crianças têm a oportunidade de expressarem os seus pensamentos e ideias. Aprendem muito acerca delas, dos outros e do mundo que as rodeia."
(In: Brincar à maneira dinamarquesa, p.53)
E por hoje é tudo, bom fim de semana!













Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Obrigada!