A semana arrancou com muitas novidades do que fizemos no sábado e no domingo e é sempre com muita alegria que contamos as nossas aventuras: idas à praia, passeios, caminhadas, idas ao parque...
Mantendo-se ainda vivo o interesse pelas abelhas e pelo mel, a hora do conto trouxe esta nova história:
Já sabíamos que urso que é urso gosta de mel... mas não sabíamos se gostava também das abelhas! Parece que não é grande apreciador😉 mas foi inteligente, na forma como resolveu o problema 👌
De seguida aceitamos o desafio de ajudar o urso a chegar à colmeia, usando a Linguagem de Programação. Mas, o que é isso?
Programar é atualmente tão importante como ler e escrever, se queremos acompanhar a evolução do mundo tecnológico... por isso, muito em breve, todas as crianças aprenderão a ler, a escrever, a contar e a programar, sendo que, nestas idades, aprender a programar deve ser feito de forma lúdica. A robótica e a programação têm vantagens quando introduzidas no ensino logo desde a Educação pré-escolar.
Foi o que fizemos, usando o robô DOC...
Usamos os comandos certos para que o robô faça o que pretendemos, neste caso, chegar da casa de partida até à borboleta! Para tal indicamos-lhe, passo a passo, o que deve fazer: dar um passo em frente - virar à esquerda - dar dois passos em frente ... até chegar ao destino pretendido! É essa a linguagem de programação que usamos, representada por pequenos cartões com setas que indicam direções.
E depois usamos a mesma linguagem numa folha de papel, criando um percurso curto e outro longo, para o urso chegar até à colmeia...
Usamos uma base quadriculada, na qual podíamos mover-nos na horizontal e na vertical, mas não na diagonal e conseguimos superar o desafio de diferentes formas... usamos setas, mas também linhas e até letras como linguagem de programação 😂
No final, para descobrir qual o trajeto longo e qual o mais curto, contamos quantos quadradinhos cada um usou... aqui houve um empate e foi necessário criar um terceiro percurso.

A aprendizagem da programação permite o desenvolvimento de competências essenciais no mundo atual, contribuindo para a formação de pessoas mais preparadas para os desafios da era digital e aliando a inovação ao conceito global STEAM – Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math).
Com um olho na programação e outro na criação, ali mesmo ao lado, dois parceiros decidiram construir na área das ciências um favo de mel com o jogo magnético...
- Olha, vês? São os favos! E as bolinhas são o mel! - dizia o R. entusiasmado.
O tempo no exterior foi, como sempre, muito bem passado.
Este cozinhado criativo (ao centro) deu origem a uma grande conversa sobre as flores do jardim, se as devemos ou não apanhar para colocar nos cozinhados...- Não, porque a Celeste fica triste... (foi ela quem colocou aquelas flores nos canteiros)
- Já pensaram porque será que a Celeste fica triste?
- Porque as flores assim morrem!
- Assim o nosso jardim fica feio.
- E se as flores morrem, as abelhinhas não podem ir lá buscar o pólen e o néctar!
- Pois é, depois têm fome...
- Então se apanharmos flores estamos a ser amigos das abelhas?
- Não!
Está resolvido, a ver se mais ninguém se esquece!
Voltamos à sala, para responder a um desafio que nos trouxe a prof. Ana, no âmbito do Programa Leite é Booom!
O objetivo é fazer um mural "Leite é Boom!" usando os materiais enviados pelo programa e não só... mas começamos por esses! Identificamos os alimentos presentes nas imagens, colorimos e recortamos:
Ao lanche comemoramos o aniversário do V., que cumpriu 4 anos no passado dia 20...Muitos parabéns ao V. e à sua família!E amanhã haverá mais, beijinhos virtuais 😘
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